13 Dicas para Conseguir Emprego

Nós separamos um verdadeiro passo a passo para melhorar sua empregabilidade com 13 Dicas para Conseguir Emprego. As dicas seguem o formato de passo a passo, assim você pode conseguir melhorar aos poucos a sua situação e conseguir um novo emprego ou um emprego melhor.

Mesmo com o melhor dos currículos, existem outros passos além do currículo, como se cadastrar nos sites certos, fazer cursos e se preparar de maneira adequada para todas as etapas de um processo seletivo

Veja os 13 passos para conseguir um emprego

1.Faça um curriculum/currículo eficiente

O primeiro passo para conseguir um emprego é ter um currículo eficiente, para isso separamos os melhores post sobre com dicas para fazer seu currículo o mais eficientes possível.

2.Cadastre seu currículo na área de trabalhe conosco

Após ler as dicas e montar o currículo mais eficiente possível, é hora de passar essas informações para frente e cadastrá-las nos lugares certos. Muitas pessoas focam em enviar currículos para diversas vagas, porém acabam esquecendo de estar disponíveis para as vagas. Uma ação válida é cadastrar seu currículo nas áreas de trabalhe conosco das principais empresas de seu ramo.

Conseguir emprego3.Cadastre seu currículo nos principais sites para conseguir emprego

Existem também diversos sites para cadastrar seu currículo de graça, lembre-se que antes de divulgar as vagas, muitas empresas procuram profissionais compatíveis nos bancos de currículos. Esse passo é muito bom, pois nem todos cadastram seus currículo e é uma ótima oportunidade para aumentar suas chances de conseguir um emprego.

4.Fazer cursos para tornar seu currículo mais atrativo

Faça cursos extracurriculares, cursos online, cursos gratuitos e aprenda novas ferramentas no youtube. Quanto mais qualificado seu currículo for, mais atrativo será. Por isso busque cursos e ferramentas em sua área que irão fazer diferença para conseguir um trabalho. Também aprenda outras línguas, algo muito útil para melhorar seu fator de empregabilidade.

5.Pesquisar áreas que tem mais demanda de vagas de emprego

Se você não tem uma profissão, ou tem uma profissão muito generalista, uma boa oportunidade é pesquisar vagas de emprego que não tenham profissionais para o serviço. Uma vez que você ache um desses cargos, faça cursos e treinamentos para se aperfeiçoar e então envie seu currículo eficiente. Com a falta de profissionais você conseguirá uma oportunidade.

6.Usar o Linkedin para marketing pessoal

Use as redes sociais para demarcar seu espaço, siga profissionais e referências de sua área no twitter, conecte-se com novas pessoas no Linkedin. Além do linkedin ser seu currículo social e virtual, você pode usá-lo como ferramenta de marketing pessoal divulgando seus principais trabalhos. Você também deve ficar ligado nas vagas divulgadas pelo linkedin.

7.Estude mais sobre o mercado que você quer atuar

Se você que atuar em um mercado novo você deve estudar sobre ele, assim você estará mais preparado para trabalhar seu marketing pessoal em redes sociais e fóruns da área, sem falar nas entrevistas de emprego e dinâmicas de grupo. Leia portais de informações, blogs do mercado e das empresas, jornais e revistas, todos são ótimas fontes de informação para você se preparar.

8.Participe de fóruns e comunidades online

Uma vez bem informado e preparado para atuar em um mercado continue seu marketing pessoal online em fóruns, ajudar outras pessoas é uma excelente maneira de demonstrar seu conhecimento. E também é possível que oportunidades de negócios próprios como freelancer ou empregos apareçam.

9.Vá a eventos da área que pretende conseguir emprego

Porém marketing pessoal e networking não se resume apenas ao mundo virtual, vá a eventos de sua área, leve seu cartão de visitas, se apresente a outros profissionais e mostre seu conhecimento. Workshops e palestras, além de networking também fornecem novos conhecimentos para você.

10.Envie o e-mail corretamente e com carta de apresentação

Envie um e-mail sério com seu currículo, seja bem educado e direto, nada de frescuras. Além do e-mail você também pode enviar uma carta de apresentação, perfeita principalmente para vagas em que você foi indicado por um intermediário.

11.Saiba como se portar em uma entrevista de emprego

Após ter se preparado, estudado e feito um currículo eficiente você será chamado para um entrevista de emprego. É importante estar bem preparado com as melhores dicas do Dicas de Currículo:

Como se portar em uma entrevista de emprego
15 perguntas mais comuns em entrevistas de emprego

12.Saiba como se portar em uma dinâmica de grupo

Também é possível que você seja chamado para uma dinâmica de grupo, que pode ser bastante problemática para a maioria das pessoas, por isso veja nossas dicas sobre dinâmicas de grupo:

Como se portar em um dinâmica de grupo

13.Consiga empregos temporários para ganhar experiência

Se você não conseguiu emprego ainda, pode estar barrando em dificuldades em sua trajetória profissional, como a falta de experiência. Um bom método para solucionar este problema é buscando vagas temporárias, a maioria dos profissionais despreza este tipo de vaga, por isso é uma boa oportunidade para você.

Essas foram as dicas para você definitivamente conseguir um emprego e se dar bem em sua carreira. São passos que você deve seguir para ganhar mais conhecimento e encarar cada etapa de um processo seletivo sem erros.

One Response

  1. Natalia 13 de março de 2016

Leave a Reply