14 Dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego pela internet

Mais e mais empresas estão conduzindo entrevistas de emprego on-line, estas entrevistas são feitas para economizar tempo e dinheiro e também para conseguir entrevistar mais candidatos utilizando-se dos avanços tecnológicos da última década.

Hoje a maioria das pessoas dispõem de dispositivos para realizar essas entrevistas, além disso, é possível entrevistar pessoas de outras cidades, estados e até mesmo de outro país, ou seja, uma tática simples e eficaz para conseguir os melhores funcionários.

A entrevista online também é bom para os candidatos, pois reduz o tempo que seria usado para ir até a empresa e também o dinheiro do transporte, porém requer bastante preparação para fazer uma entrevista de emprego pela internet.

Você está preparado para ir bem em entrevistas de emprego online?

Existem alguns tipos de entrevista online, podendo ser uma ligação apenas de voz, ou uma vídeo conferência pela webcam de seu computador ou tablet. A ferramenta mais difundida para este tipo de entrevista em todo mundo é o comunicador Skype.

A vídeo conferência se torna praticamente uma entrevista normal, pois você consegue ver as reações do recrutador e sua linguagem corporal, assim como ele consegue ver a sua.

Entrevista de emprego pela internet

Preparando-se para a entrevista via internet/skype

1. Determine o melhor equipamento para usar

Se você tiver vários dispositivos (como um computador, tablet, smartphone), você deve escolher o que você está mais confortável e o mais confiável para usar, em questões de tecnologia, principalmente a conexão com a internet e a qualidade de som e vídeo.

2. Selecione o local adequado para a entrevista

O cenário ideal para o sua entrevista pela internet é uma sala isolada em que você não terá distrações e ruídos, além disso um fundo neutro como uma parede branca é importante. Outros pontos importantes são a iluminação para que a qualidade do vídeo fique boa.

3. Teste de toda a parte de tecnologia

Teste sua conexão. Teste sua câmera. Teste a sua iluminação. Teste o seu som. Testar o programa que você vai usar. Certifique-se de entender como tudo funciona.

4. Posição da câmera

Você deve posicionar a câmera de modo que filme da sua cintura para cima, ou pelo menos do peito para cima, não deixando apenas o rosto na tela que causa uma sensação de estranheza.

5. Faça uma entrevista teste

Para testar todos os itens anteriores, o ideal é marcar uma entrevista teste com um amigo ou familiar para saber a visão que a pessoa do outro lado da câmera terá de você. O ideal é fingir que é uma entrevista de verdade e até mesmo gravá-la para que você possa identificar pontos falhos em sua linguagem corporal, voz e nas partes técnicas.

6. Plano de falhas

Tenha uma plano caso seu computador não funcione ou a conexão com a internet caia.

7. Prepara-se para a entrevista de emprego

A preparação aqui é a mesma que você faria para um entrevista de emprego presencial, caso você não saiba como se preparar, acesse o nosso Guia para Entrevista de Emprego Perfeita.

No dia da entrevista

8.Teste novamente

Refaça os testes de tecnologia meia hora a uma hora antes da entrevista de emprego para saber se está tudo realmente ok.

9. Vista-se profissionalmente

Você deve usar as dicas do guia para entrevista perfeita para vestir-se adequadamente, como se fosse para uma entrevista presencial, afinal a vídeo conferência emula quase todos os aspectos.

10.Prepare seu dispositivo

Feche todos os aplicativos e sites (facebook, What’sApp) que possam atrapalhar ou interromper sua entrevista online, seja no computador ou celular.

11. Avise os familiares

Caso você vá fazer a entrevista em casa, avise previamente todas as pessoas que moram com você para que eles não te interrompam.

12. Linguagem Corporal

Faça bastante contato visual, pois em uma vídeo conferência é bastante importante, use gestos de mão para explicar, mas não abuse deles. Olhe diretamente para câmera e não para a tela ou para sí mesmo, pois pode causar confusão.

13. Tenha anotações

Uma das vantagens de uma entrevista de emprego pela internet é que você pode ter uma cola em sua frente com informações da empresa ou de você mesmo que você considera importantes para o sucesso em sua entrevista de emprego.

14. Espere um segundo a mais

Quando o entrevistador fizer uma pergunta, espere um segundo até começar a responder, pois pode haver algum delay e as vozes podem se sobrepor. Esse segundo a mais garantirá que não falem ao mesmo tempo por causa de algum delay.

Agora você está mais que preparado para fazer sucesso em uma entrevista de emprego pela internet, a grande diferença para as entrevistas convencionais é com certeza a parte técnica que requer cuidados e preparações diferentes.

Gostou do artigo? Compartilhe nas redes sociais!

Leave a Reply