As principais mentiras no currículo

Na hora de fazer um currículo ou preencher um modelo de currículo muitas pessoas caem na tentação de complementar o currículo ou melhorar alguns pontos do mesmo. Essa prática de incrementar o currículo é muito perigosa podendo queimar você com a empresa.

De acordo com um estudo feito em 2004 pelo The Risk Advisory Group que mais de 3 mil currículos tinham mentiras no currículo desde de omitir experiências passadas ruins até acréscimo de qualificações.

 

 

As principais mentiras no currículo

Mentir sobre o nível de inglês

As principais mentiras no currículo

A mais comum em todas as mentiras contadas no currículo  é sobre o nível de conhecimento em línguas estrangeiras, pessoas que colocam no currículo nível fluente e avançado, mas na verdade sabem o básico ou no máximo o intermediário.

Um simples teste leva toda a mentira por água abaixo, coloque no currículo o curso intensivo que está fazendo e isso pode ser m atrativo para o recrutador que receber o seu currículo. Uma  coisa é certe se o sue nível não é suficiente , você precisa na verdade aprender inglês.

Conhecimentos em softwares

Mentir sobre o conhecimento de determinado software também é uma mentira comum,  colocar como avançado aquele programa que você lembra de ter visto na faculdade não é a solução, também pode ser pego em uma entrevista ou teste prático.

Quando o teste é em casa muitas pessoas pedem ajuda aos amigos, mas lembre-se que quando entrar na vaga não poderá contar com a ajuda de ninguém e isso fará você ser demitido em poucos dias. Como no item anterior,  se o seu conhecimento não é suficiente , estude e faça cursos, há cursos online e baratos, ou seja sem desculpa.

Cursos extras inexistentes aparecem no currículo

Mentir no currículoAlém de mentir sobre os conhecimentos, muitas pessoas colocam cursos extras no currículo, ás vezes diversos cursos sem nem saber do que realmente se trata. Na entrevista o recrutador perceberá se você realmente conhece aquele conteúdo e se ficar desconfiado pode até pedir os certificados que logicamente você não tem.

Aumenta o período de permanência na empresa anterior

Quando você fica apenas três meses na empresa e acha que de repente não é interessante para o seu currículo, então você multiplica este tempo para encorpar sua experiência profissional. Não isso não é legal e pode ser facilmente descoberto, basta que o recrutador ligue para a empresa e descubra a verdade.

Mentir o salário atual

Na hora de pedir uma pretensão salarial maior, muitas pessoas julgam necessário falar que ganham mais no atual emprego, dado esse que está na sua carteira de  trabalho, ou seja também é fácil de ser descoberto.

modelo de carta de demissãoMentir sobre a saída da empresa

Mentir sobre o motivo da saída da empresa também é assunto delicado principalmente quando a saída é conturbada. Explique o melhor possível, uma explicação não convincente e verdadeira fará com que o recrutador ligue na empresa, que no caso de uma saída conturbada não será uma boa opção para você.

Completar a formação acadêmica

Você começou a faculdade e trancou logo no primeiro semestre, mas achou melhor deixar que está cursando no currículo, ou colocou como superior incompleto mesmo com apenas um semestre ou nem isso, mas na pior de todas as hipóteses decidiu colocar como superior completo. Não faça nada disso, superior incompleto apenas  a partir da metade do curso quando você já tem pelo menos a base do curso, se não completou não coloque como completo. Se estiver incompleto ou cursando coloque em qual semestre você está ou parou, sem essas informações não vai te ajudar em nada e vai ficar com cara de mentira.

Inventar/Aumentar uma experiência internacional

Fez uma viagem ao exterior de uma semana de férias, mas decidiu colocar que  ficou dois meses pro lá, trabalho eu fez cursos, sinceramente não há necessidade disso e no dia-a-dia de trabalho com certeza será descoberto, isso se passar da entrevista. Coloque o que realmente fez, já é uma diferencial.

 

mentindoPego na mentira!

Aqui mesmo no Dicas de Currículo já falamos em diversos artigos sobre como escrever o currículo de forma mais atrativa dando ênfase a informações relevantes para cada vaga, mas mentir no currículo não é a solução.  Esse tipo de mentira no currículo hoje é uma prática comum, porém extremamente prejudicial a você, por exemplo, outro dia conversando com uma coordenadora de marketing ela revelou que só estava contratando por indicação já que as pessoas que eram chamadas através de anúncios mentiam muito no currículo.

Mentir no currículo é uma prática fácil de ser descoberta

Após mentir no currículo, seu currículo vai para o lixoA maioria das mentiras no currículo cai por terra na entrevista com coordenadores e gestores, onde um entrevistador que conhece bastante da área tem facilidade para pegar as mentirinhas e avaliar o real conhecimento. Algumas vezes são pedidos testes que também vão identificar que você não tem conhecimento. Por fim e o pior de tudo é você passar na vaga não conseguir trabalhar por falta de conhecimento e sair logo na primeira semana e assim se queimar profundamente no mercado.

Aliás não precisamos ir tão longe, hoje os entrevistadores após ver seu currículo vão direto ao seu perfil do Linkedin antes de chama-lo, não tem perfil na rede social, nem é chamado, tem e não está de acordo com o currículo, fora também. Por isso tenha um perfil verdadeiro e bem feito no Linkedin condizente com seu currículo.

 

Essas foram as principais mentiras no currículo que são contadas pro aí, cuidado com essas ciladas que além de fazer você perder oportunidades podem te queimar no mercado de trabalho. Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais.

 

Leave a Reply