Como Conseguir um Emprego!

Tenho notado que está cada vez mais difícil através do e-mails e comentários em nosso blog para que as pessoas consigam um emprego novo, seja quando estão desempregados, ou para aqueles que querem mudar de emprego.

Peguei um exemplo dos e-mails que recebi em nosso formulário de contato com um verdadeiro desabafo do Wesley do Rio de Janeiro-RJ sobre essa dificuldade:

(Assunto) Não consigo um emprego:

(e-mail)Estou desempregado a 4 meses, fiz diversas entrevistas mas não consigo um emprego. Cada dia que passa sou chamado menos vezes para entrevistas de emprego mesmo sendo formado. Fora diversos amigos que se encontram na mesma situação. O que está acontecendo? Tem alguma dica para me ajudar?

Essa situação provavelmente deve-se a grave crise econômica que o país está passando, dessa maneira existem menos vagas com empresas cortando custos, e essas vagas estão mais concorridas a cada dia. Com isso as vagas estão exigindo cada vez mais qualificação das pessoas, além de melhor performance no processo seletivo.

Une diversas dúvidas que recebi e vou compartilhar algumas dicas para cada uma delas para ajudar o Wesley e espero que também possam ajudar você!

Mando o currículo, mas não sou chamado para nenhuma entrevista de emprego, oque está acontecendo?

Com vagas cada vez mais concorridas, é normal que as pessoas tenham mais dificuldades para serem chamadas para entrevistas. Uma vez que apenas os candidatos mais preparados serão chamados para a segunda fase.

Como faço para ser chamado?

Para estar entre os candidatos mais qualificados não há saída fácil, é necessário investir em sua formação. Fazer cursos é a melhor chance de aprimorar seu currículo e juntar-se aos candidatos que são chamados. Além de mostrar que você é um profissional que está em constante atualização.

Cursos são caros, o que eu faço?

O segredo nesse caso é fazer um curso, mesmo que barato e valorizar na hora de escrever sobre cursos complementares em seu currículo. Cursos online são mais baratos como você ver na vitrine da plataforma Cursos 24 Horas e surtem o mesmo efeito de qualificação em seu currículo.

Como arrumar um emprego sem experiência?

No caso, de quem não tem experiência a dica é a mesma, é necessário investir em qualificação através de cursos, como falado na dica anterior. Trabalhos como freelancer e voluntário são uma ótima oportunidade para ter alguma experiência em seu currículo.

Como conseguir um emprego pela internet?

A internet é uma ferramenta útil para conseguir um emprego, se você ainda não usa a internet para procurar um trabalho, comece agora mesmo.

Caso você já use a internet, deve ter percebido que há menos vagas e mais dificuldade em ser chamado também por esse canal, devido ao número de vagas ter caído por causa da economia desacelerada. Para isso temos duas dicas para se conseguir trabalho pela internet.

Dica 1: Inscreva-se no maior número de sites possíveis

A primeira dica serve principalmente para quem ainda não costuma buscar um emprego pela internet. Mas também pode ser útil para usuários mais experientes. Cadastre-se ou fique de olho no maior número de sites possíveis. Veja alguns sites:

  • Vagas.com.br
  • Curriculum.com.br
  • Indeed.com.br
  • Zap.com.br
  • Sine.com.br

Estágios:

Veja uma análise mais completa de alguns sites em nosso post: Onde anunciar seu currículo online.

Dica 2: Explore seu perfil no Linkedin ao máximo

Outra dica é criar, caso você não tenha, um perfil na rede social profissional Linkedin. Você deve usar os conhecimentos em nossos posts para preencher o perfil da melhor maneira possível. Caso você queira descobrir táticas mais avançadas, você pode comprar o livro digital Dominando o Linkedin, que ensinará você diversas coisas para explorar todo o potencial dessa incrível ferramenta.

Veja os temas abordados no Livro Digital Dominando o Linkedin:

  1. Como aproveitar o Linkedin profissionalmente ao máximo
  2. Como usar o Linkedin para buscar emprego
  3. Como exportar seus dados do Linkedin e montar um currículo
  4. Como adicionar imagens e links ao seu currículo no Linkedin
  5. Como receber alertas de vagas no Linkedin
  6. Como adicionar conexões no Linkedin
  7. Como solicitar recomendações no Linkedin
  8. Como entrar e sair de um grupo no Linkedin
  9. Como começar ou deixar de seguir uma empresa no Linkedin
  10. Como integrar o Linkedin a outras redes sociais

Link para o livro digital Dominando o Linkedin.

Com escassez de vagas, fico nervoso em uma entrevista, o que fazer?

Realmente, quanto maior a dificuldade de conseguir um emprego, pior a responsabilidade e o aumento do nervosismo na entrevista de emprego é inevitável. Você deve se preparar e ensaiar antes de ir a uma entrevista, de acordo com as perguntas mais comuns.

A vantagem é que as perguntas comuns são logo as primeiras, e respondendo elas corretamente você ganhará mais confiança. Também estude seu currículo e pense em possíveis perguntas que o entrevistador possa te fazer. Estar bem preparado é o segredo para ir bem em entrevistas de emprego.

Outra coisa que pode ajudá-lo é seguir o passo a passo do livro Surpreenda o Entrevistador, muitas das pessoas que compraram o livro disseram ter melhorado o desempenho de maneira incrível. Então o investimento é válido.

No artigo de hoje procurei ajudar a responder com as melhores dicas possíveis as dificuldades dos leitores do Dicas do Currículo, nesse período difícil para buscar um novo trabalho:

  1. Como fazer cursos sem gastar muito no Cursos 24 Horas para mostrar qualificação em seu currículo.
  2. Cadastrar-se e acompanhar o maior número de sites de emprego
  3. Usar o Linkedin para conseguir emprego pela internet
  4. Dicas para preparar-se para uma entrevista de emprego

Gostou do artigo? Compartilhe! E boa sorte em sua busca por um emprego.

como-conseguir-um-emprego

Leave a Reply