Como colocar e descrever Atividades Desenvolvidas no currículo

Para montar um bom currículo você precisa de quatro áreas básicas, são elas: Informações pessoais, formação acadêmica, experiência profissional/atividades desenvolvidas e formação complementar.

Vamos ver o que cada área do currículo e ensinar como descrever as atividades desenvolvidas em uma empresa no currículo, afinal essa é a área mais importante de seu currículo.

Mas todas as áreas devem apresentadas aos selecionadores de maneira correta.

Veja dicas para montar um currículo

como montar um bom curriculo

Experiência profissional/Atividades desenvolvidas

Na experiência profissional você deve começar da mais recente para menos recente, para cada experiência você deve colocar:

  • nome da empresa
  • cargo ocupado
  • data de inicio e de saída ou se é o seu trabalho atual.

Então você deve descrever as atividades desenvolvidas na empresa por ex: “atendimento aos clientes” e “Produção de relatórios”.

Na hora de descrever suas atividades desenvolvidas, listas tornam se mais atrativas aos olhos dos selecionadores, se você faz muitas tarefas diferentes essa é a melhor solução.

Porém, descrever as atividades em texto pode ser uma ferramenta muito importante em duas situações:

Existe uma tarefa ou um grupo de tarefas que é muito importante para vaga que você está se candidatando. Então, o ideal é descrevê-las mais a fundo. Por exemplo:

Produção de relatórios extraindo dados do sistema, então usar conhecimentos de Excel avançados para manusear os dados e produzir relatórios em Word, PDF e Power point.

Em um pequeno paragrafo eu falei que trabalhava com sistema informatizado, números, escrevia relatório e usava diversos software e formatos. Isso fica muito atrativo.

Outro Exemplo seria usar resultados na descrição.

Vendas externa visitando clientes na região sul da cidade, durante 15 meses as metas foram batidas em 14 oportunidades.

Usar resultados é bastante atrativo e mostra sua competência em determinada atividade.

Outro momento em que descrever tarefas é quando você mudou seu planejamento de carreira e está buscando oportunidades diferentes. A descrição ajuda como sua função anterior pode ser um ponto positivo em desenvolver a nova função.

Veja como colocar as outras áreas do currículo:


Informações pessoais em seu currículo

Nas informações pessoais você deve colocar nome completo, endereço, sexo, idade e os meios de contato.

Entre os meios de contato, o ideal é colocar telefone fixo e telefone celular, além de um e-mail, é a parte mais importante, já que o selecionador vai precisar entrar em contato com você.

Dicas: não é necessário colocar foto no currículo, como algumas pessoas colocam e a outra dica é em relação ao e-mail, tome cuidado com e-mail que está escrito no seu currículo, nada de gatinha123, manodavila e coisas do tipo, tente usar um e-mail formal, com seu nome e sobrenome, o e-mail errado pode causar uma impressão extremamente incorreta.

dicas para montar seu curriculo

Objetivo

Coloque a vaga pretendida sempre, nada de distribuir o mesmo currículo para várias vagas diferentes. Se for fazer isso coloque uma área mais ampla como objetivo, atendimento, vendas, etc.. Porém eu não recomendo.

Formação acadêmica

A primeira formação a ser apresentada é a mais recente, deve-se colocar nome da instituição, nome do curso,  data de inicio e data de término.

Coloque todas as formações, seja pós-graduação, graduação, ensino médio ou técnico.

Dicas: no caso de cursos que você está fazendo no momento, coloque como formação em andamento, com data de inicio e previsão de término.

Só coloque graduações não concluídas em casos extremos em que realmente falte conteúdo ao seu currículo.

Línguas no currículo

Se você não tempo e dinheiro para aprender inglês, descubra como eu aprendi inglês sem sair de casa e gastando pouco usando a internet.

Em tempos complicados para se conseguir um emprego você precisa se aprimorar e o conhecimento em línguas é umas principais maneiras.

Formação complementar ou atividades complementares

Aqui é o espaço para complementar seu currículo e brilhar na disputa de uma vaga, você escreve quais cursos complementares você fez, o que soma bastante ao currículo, assim como cursos de línguas.

Uma excelente opção é fazer cursos online que são mais baratos e você economiza tempo sem precisar ir até uma escola. Uma das melhores plataformas para fazer cursos online é o Cursos 24 Horas.

Também pode ser usado como atividades complementares, que pode ser preenchido com uma vivência no exterior ou uma atividade extra como dar aulas em uma instituição beneficente, ou coisas similares.

Dicas: se você não tem muita experiência ou vai fazer seu primeiro currículo sem experiência alguma, este espaço é perfeito para encorpá-lo, por isso não perca tempo e faça cursos complementares na área que deseja trabalhar.

Vídeo sobre como montar um bom currículo

Esse post mostrou o básico para montar um currículo, existem muitas outras variáveis para conseguir um emprego, além de outros campos para serem colocados no currículo.

Mas esse é o processo básico de forma eficiente para trazer alguns resultados para você. Se você precisa de um currículo rapidamente baixe modelo de currículo aqui ou ler o post sobre como fazer um currículo simples.

Como bônus um vídeo do jornal hoje sobre o assunto, que tem pontos em comum com o nosso post.

Se você gostou divulgue o post em suas redes sociais. Dúvidas e sugestões, use os comentários.

One Response

  1. AKOP 9 de março de 2018

Leave a Reply