Como se portar em um entrevista de emprego

Chega o momento esperado, após fazer um bom currículo e ser chamado pelo entrevistador, você tem de se preparar para a entrevista de emprego.

Poucos sabem, mas o momento crítico para uma contratação é a entrevista de emprego, por isso separamos alguns itens para se atentar e assim se preparar para a entrevista.

A entrevista de emprego é um momento crítico para conseguir a vaga, muitas pessoas com ótimos currículos e que são ótimos profissionais acabam perdendo vagas nesse momento, pro não terem jogo de cintura ou por falta de confiança.

Esse momento do processo seletivo é usado para testar se o perfil do candidato está de acordo com a empresa e também confirmar as informações do currículo. Muitas vezes pegar candidatos que estão mentindo, isso através do comportamento do mesmo ou de testes.

Perfil da empresaDentro do perfil da empresa na entrevista

Para estar dentro do perfil da empresa, você precisa em primeiro lugar ir bem vestido com raras exceções, camisa, calça e sapato são o básico. Camisetas e jeans devem ser usados apenas em caso de extrema certeza que é o perfil da empresa e da vaga, em, caso de dúvidas fique com o traje básico.

Estude a empresa em que vai fazer a entrevista de emprego, quais são as exigências que ela pede, qual a imagem demonstrada pela mesma e assim você poderá se preparar para as questões mais comuns das entrevistas de acordo com o perfil de cada empresa.

 

As perguntas mais comuns nas entrevistas de emprego

se preparar1.Fale sobre você.

Tente ser direto, conte um pouco da sua experiência, sem enrolação, esse é momento de demonstrar auto-confiança, afinal se você não sabe falar sobre você, quem saberá.

2.Objetivos a longo e médio prazo.

Esse é o momento em que você valoriza a empresa e fala que quer crescer profissionalmente, por isso está se candidatando, mas não pode parecer um puxa-saco. Evite falar que quer se aposentar ou que está apenas interessado no salário.

3.Por que você que trabalhar nessa empresa?

Essa pergunta é onde você deve destacar as qualidades que conhece da empresa, e que o levaram a mandar o currículo para a vaga.

currículo sem experiência4. Pontos negativos ou defeitos?

Essa é uma daquelas questões difíceis de se responder, não fale nenhum defeito que vá fazer com que você não seja contratado. Tente não parecer arrogante, ao falar que é muito perfeccionista, mas pode usar o mesmo princípio agravando uma qualidade.

5. Um trabalho que lhe deu orgulho ao finalizar?

O segredo aqui é ir bem preparado, sempre tenha em mente uns 2 ou 3 trabalhos bons que fez ou que deram um excelente resultado, então escolha aquele que mais se assemelha as necessidades da empresa.

 

ganhe o entrevistadorGanhe o entrevistador

Ao responder as perguntas da entrevista de emprego você deve ter um foco, ganhar o entrevistador, por isso a preparação é essencial.

Leia e releia o anúncio da vaga para descobrir qual o problema do entrevistador, qual o problema que a empresa procura resolver com aquela vaga, isso junto com as informações prévias que recolheu sobre a empresa.

Sabendo o problema, procure pontos e ações que já realizou durante sua vida profissional que se encaixam com os problemas que você descobriu, e então encaixe eles no meio da entrevista, assim você ganha o entrevistador. Dê ênfase aos resultados alcançados em seus trabalhos, pode ser o seu diferencial frente aos outros candidatos.

Essas foram nossas dicas sobre como se portar em uma entrevista de emprego, agora é se preparar, e após montar um bom currículo e envia-lo você será chamado e poderá colocar em prática todas as dicas, não cometer erros na entrevista e conseguir um emprego. A entrevista de emprego é um tema extremamente importante, tanto que existem cursos e e-books apenas sobre isso.

Gostou? Compartilhe me suas redes sociais. Dicas ou sugestões, use os comentários.

 

 

Leave a Reply