Currículo Passo a Passo: Objetivo Profissional

Em mais um post da série Currículo Passo a Passo vamos falar sobre o objetivo profissional, muitas vezes relegado a segundo plano, sem que as pessoas prestem muita atenção ou entendam seu real objetivo.

Sem contar ás vezes que o objetivo no currículo acaba indo igual para todas as empresas e cargos.

Muitas pessoas fazem um parágrafo que facilmente responderia a famosa pergunta das entrevistas, onde você se imagina daqui a 5 anos. Porém, não é para isso que serve o objetivo do currículo.

Enquanto alguns colocam demais, outros até deixam de colocar o tal objetivo, mas você sabe o que exatamente colocar no campo objetivo? Já cometeu algum dos erros citados acima? No artigo de hoje você verá:

Por que é importante escrever um objetivo profissional

Dicas para escrever

Exemplos de objetivo

O que não escrever

Descubra como fazer um objetivo profissional corretamente:

Por que é importante escrever o objetivo profissional

dicas de currículo: objetivoO objetivo é uma parte importante do currículo, pois mostra ao RH (Recursos Humanos) da empresa quais são suas intenções, para que vaga, em que cargo ou área você quer trabalhar.

Dessa maneira ele funciona como um filtro inicial, para que a empresa saiba a necessidade de contar com um profissional daquela área e também como avaliar o restante do currículo.

Afinal, se não há objetivo como avaliar o currículo? Que competências prestar mais atenção? Logo o objetivo ditará toda a avaliação do currículo.

Além de mostrar cuidado com seu currículo e que você realmente quer trabalhar naquela empresa. Se o objetivo torna o currículo mais fácil de analisar, pode ter certeza que candidatos com o objetivo terão uma análise melhor de seu currículo ficando um passo à frente.

Uma vez que você o preencha corretamente você acaba poupando tempo da empresa e o seu, caso não exista uma vaga compatível com seu currículo ou com o cargo pretendido por você.

5 Dicas para um objetivo perfeito em seu currículo

Seja específico

O objetivo de seu currículo deve ser bastante específico

Quando colocar a vaga/cargo pretendido

Se você sabe que existe uma vaga aberta e está candidatando-se por causa dela, coloque esta vaga como seu objetivo

Sem escrever muito

Seja direto, não adianta escrever um parágrafo no objetivo, apenas ocupará espaço precioso em seu currículo. Se você não tem muitas coisas para colocar em seu currículo, pois está à procura de seu primeiro emprego, veja nossas dicas sobre como fazer um currículo sem experiência.

Um objetivo diferente para cada vaga

Faça um objetivo diferente para cada vaga que você se candidata, sempre procurando ser específico para aquele emprego.

Um currículo para cada objetivo

Faça um currículo direcionado para cada objetivo e cada vaga que o envia. Também é recomendado fazer um currículo para cada vaga de acordo com a descrição de vaga que você leu.

O que é certo colocar no objetivo?

  • Colocar o cargo pretendido na empresa quando você sabe que uma vaga está disponível
  • Se não há um cargo específico, você pode colocar a área de atuação, exemplo: Tecnologia da informação

Exemplos de Objetivo profissional para currículo

Há uma infinidade de trabalhos que você pode se candidatar, e para cada uma delas existem dois tipos de objetivo, como explicado anteriormente. O primeiro é escrever sua área de atuação, principalmente quando o você não sabe se há uma vaga disponível. Já o segundo, seria o cargo, quando você sabe que tal vaga está recebendo currículos.

Veja os exemplos para as duas situações abaixo:

Atuar no setor de tecnologia da informação

Desenvolvedor Pleno

Atuar no departamento de marketing

Analista de Marketing Junior

Atuar na área de atendimento ao cliente

Assistente de atendimento ao cliente

Atuar na área de vendas externas

Vendedor externo

Atuar na área de cozinha

Assistente de cozinha

O que é errado colocar no objetivo?

Colocar objetivos pessoais ou a longo prazo

Os objetivos a longo prazo, fazem parte das perguntas mais comuns em entrevista de emprego, mas no currículo, mais especificamente no objetivo profissional, não caem bem. O objetivo profissional é um filtro para quem está lendo seu currículo saber que competências deve analisar e não o seu futuro.

Termos não objetivos como crescer profissionalmente

Quando você não é objetivo e coloca termos genéricos está saindo fora da principal função do objetivo profissional que é mostrar o que você quer para facilitar a análise do currículo.

Trabalhar em qualquer cargo – Existe uma frase que diz: Quem não tem aonde ir, pode pegar qualquer estrada e sempre estará no caminho errado. Você precisa de um objetivo profissional específico, para que primeiro a empresa saiba se está precisando de funcionários para aquela área e depois para avaliar se você tem as competências exigidas.

Colocar que pode trabalhar em qualquer cargo só o colocará atrás de currículos que definem as funções para qual estão enviando aquele determinado currículo.

Se você pretende vários cargos, ou tem várias áreas de atuação, se prepare fazendo diversos currículos para cada situação trocando o objetivo.

Veja os outros posts da série currículo passo a passo:

Objetivo

Dados pessoais no currículo 

Resumo do Currículo

Formação Acadêmica no currículo

Experiência Profissional no Currículo 

Conhecimentos técnicos e de línguas

Como colocar cursos no currículo

Esse foi nosso sucinto post sobre o objetivo no currículo. Gostou? Compartilhe em suas redes sociais.

3 Comments

  1. veronica 6 de abril de 2016
  2. Luis Gustavo A. de M. Sobrinho 9 de outubro de 2016
  3. Eugenio 4 de abril de 2017

Leave a Reply