Currículo passo a passo: Resumo

Segundo post da série currículo passo a passo aqui no Dicas de Currículo, um passo a passo no qual vamos falar brevemente sobre cada parte do currículo separadamente. Hoje vamos falar sobre o resumo do currículo.

images (63)

O que é o resumo no currículo?

O resumo é uma das primeiras partes do currículo, normalmente posicionado ou depois das informações pessoais ou do objetivo. Lá você escreve sobre suas habilidades de forma concisa, como o nome diz é o resumo do seu currículo.

Também é usado por selecionadores para saber um pouco sobre a personalidade da pessoa, a maneira como ela se enxerga. Nem todo mundo coloca o resumo no currículo, mas para quem tem poucas informações, se torna bem útil, pois é um meio de se vendar ao recrutador.

 

Como escrever o resumo?

9706677-empresario-3d-utilizando-portatilO resumo deve ser escrito em texto corrido e como falado anteriormente deve ser curto, por isso escreva ele de maneira objetiva, evitando encher linguiça, o recrutador não quer perder tempo, fazê-lo ler um texto enorme sem conteúdo praticamente te elimina do processo seletivo.

Você deve escrever no resumo sobre sua experiência profissional e formação acadêmica, destacando seus principais feitos, se você conseguiu alcançar uma meta importante, melhorar um processo da empresa, o resumo é o lugar perfeito para essas informações. Mas apenas para os principais feitos, não adianta listar vinte feitos, você acaba perdendo o destaque dos melhores resultados, deixe para colocar os feitos menores junto a experiência profissional.

 

Dicas para escrever o resumo

Se você tem pouca experiência profissional, pode falar algo mais sobre o objetivo, “evoluir na carreira” e também sobre cursos complementares, o que aprendeu no mesmo e o que têm feito e estudado.

Evite ficar se elogiando todo o tempo no resumo, passa uma impressão de falsidade e arrogância, frases como “sou o melhor em tal atividade” podem gerar esse efeito e muitos menos use adjetivos não coerentes como engraçado, bonito e adjetivos similares.

Uma dica importante, talvez a mais importante de todas é que o resumo é aliado do objetivo, quando o recrutador lê o resumo deve pensar que você é feito para aquela vaga, veja pontos chaves da vaga em comum com sua experiência e escreva no resumo para potencializar suas chances.

8164650-3d-de-empresario-de-hombre-preguntandose-el-numero-de-veces-se-va-a-descargarRecapitulando:

  • Sem elogios
  • Seja conciso, claro e objetivo.
  • Escreva sobre suas experiências
  • Use o resumo para mostrar seus estudos (se você não tem experiência)
  • O resumo é aliado do objetivo,

Esse foi o primeiro post da série que fala sobre passo a passo de cada parte do currículo.

Veja os outros posts da série currículo passo a passo:

Objetivo

Dados pessoais no currículo 

Resumo do Currículo

Formação Acadêmica no currículo

Experiência Profissional no Currículo 

Conhecimentos técnicos e de línguas

Como colocar cursos no currículo

Gostou do post compartilhe em suas redes sociais, dúvidas e sugestões, use os comentários.

No comments yet.

Leave a Reply

Receba nossas dicas por e-mail:

Coloque seu e-mail, clique em receber, confirme e vá até o seu e-mail para finalizar e passar receber as melhores dicas totalmente de graça