Use seu hobbie para conseguir um emprego

Algumas vezes seus hobbies podem fazer diferença na hora de conseguir um emprego, ou até mesmo ser o seu emprego. Parece algo impossível, mas apesar de difícil pode acontecer. Pelo menos seus hobbies podem virar competências na hora de você conseguir um emprego, afinal hobbies são temas que você normalmente domina ou tem bastante conhecimento.

Você pode colocar no currículo um hobbie, mas talvez seja importante dar um exemplo prático junto a esta competência, normalmente indicamos colocar isso junto a uma atividade extracurricular, área sempre presente em nossos modelos de currículo.

Exemplos práticos nas atividades extracurriculares

Hobbie para conseguir empregoPara provar certas competências, as atividades extracurriculares são perfeitas, por exemplo se fosse pratica um esporte e é o líder da equipe, isso demonstra que você tem o perfi liderança, não apenas esportes, mas também atividades em uma organização de caridade onde você coordena grupos que prospectam doações, nesse caso aparece a competência de prospecção também bastante valorizada nas empresas.

Se você quer demonstrar habilidades de comunidade oral, falar que faz seminários, palestras ou apresentações dá uma boa referência para o recrutador que lê o seu currículo. Escrevendo seu currículo dessa forma você conseguirá melhores resultados e poderá ser chamada para uma entrevista de emprego.

Atividades extracurriculares podem demonstrar diversas qualidades

Use seu hobbie no currículoNas atividades curriculares você pode demonstrar diversas qualidades de maneira natural de experiência adquiridas com hobbies ou práticas que você faz.

É claro que nem todo hobbie ou atividade irá passar qualidades ao recrutador, por isso é bom se ligar em quais tipos de competências você quer demonstrar e cruzar em que atividades você demonstra elas.

Você também pode fazer caminho inverso, olhando para aquela atividade e pensando em que competência ela mostra e se isso é útil em seu currículo. Se não for útil, não coloque um currículo deve ser bastante objetivo.

Alguns exemplos de competências que você pode demonstrar com seus hobbies:

  • Organização de eventos
  • Ser capaz de motivar uma equipe/ Liderança
  • Fazer boa gestão do tempo
  • Reparar equipamento elétrico/ eletrônico
  • Ensinar algo
  • Falar uma Língua Estrangeira
  • Fotografia
  • Fazer apresentações
  • Porspecção
  • Escrita e desenvolvimento

Existem diversas outras, essas foram alguns exemplos para que você comece a pensar em quais competências essas atividades fazem você aprimorar.

4 Dicas rápidas sobre atividades e hobbies no currículo

Fazer atividades apenas para colocar no currículo pode ser um tiro no pé, uma vez que sua real intenção é relaxar e descansar da rotina estressante em que estamos inseridos. Se você vai fazer um currículo para primeiro emprego, essa atitude se torna uma opção viável e bastante interessante, já que é bem difícil fazer um currículo sem experiência e conseguir um emprego nessa fase da vida.

Não invente hobbies, mentir no currículo é um dos erros mais comuns, inventar hobbies para demonstrar competências que você não tem, pelo menos não prática é um tiro no pé, além de ser possível descobrir a mentira, também pode ser ruim se você conseguir a vaga e for dispensado logo na primeira semana. Por isso nada de mentiras.

Filtre bem que hobbies e atividades extracurriculares são realmente importante para o seu currículo e para cada vaga que você está se candidatando. Um hobbie que é bom para uma vaga, pode se tornar irrelevante para outra. Por isso cuidado.

Não coloque o hobbie na carta de apresentação, ela serve para apresentar seus interesses e um breve resumo da sua vida profissional. Deve ser direta e objetiva, deixe hobbies e atividades para o currículo.

Agora você sabe como usar seus hobbies para melhorar suas chances de conseguir um emprego, transformando hobbies em competências, além de mostrá-los da melhor forma possível em seu currículo. Gostou do artigo? Compartilhe.

No comments yet.

Leave a Reply

Receba nossas dicas por e-mail:

Coloque seu e-mail, clique em receber, confirme e vá até o seu e-mail para finalizar e passar receber as melhores dicas totalmente de graça