Dicas de currículo e carreira do vice presidente do Google

Veja as 4 dicas dadas por Laszlo Bock em entrevista ao The New York Times publicada duas semanas atrás, ele é o vice presidente de operações para pessoas do Google.

Responsável por toda parte de seleção e operações internas para funcionários de uma das maiores empresas, o Google é conhecido pela dificuldade em seu processo seletivo e o esmero na escolha de seus profissionais, que estão entre os melhores do mundo.

Anteriormente, Laszlo falou ao mesmo jornal sobre as questões quebra cabeça que eram utilizadas nos processos de seleção do Google, chegou a falar que não eram tão eficientes e por isso o processo seria alterado, mostrando a busca incessante do Google por um melhor desempenho de seus profissionais.

Já nessa entrevista, ele fala sobre como profissionais efetivos e recém-formados devem se portar para melhorar suas oportunidades no mercado de trabalho, desde de como fazer um currículo, até o desenvolvendo de habilidades que são importantes para um profissional completo.

Isso tudo envolve diversos fatores que vem diretamente de sue planejamento de carreira. Vamos às dicas do vice-presidente de operações do Google:

 

1-Não foque apenas no diploma

O primeiro conselho, fala sobre a necessidade e pressa de alguns jovens de obter um diploma,  escolhendo qualquer curso para isso. Ele fala que apenas escolher o caminho mais fácil pode causar problemas no futuro para conseguir um emprego ou alavancar a carreira.

A ideia é escolher uma faculdade que realmente faça diferença para você no mercado de trabalho, ampliando seus conhecimentos e fornecendo habilidades que sejam reais diferenciais na hora de trabalhar em uma empresa.

Opinião do Dicas de Currículo:

No Brasil, este cenário é bem problemático com estudantes ingressando na graduação em cursos fracos apenas pelos fatores: preço e ter diploma.

Anos atrás um diploma era um diferencial, porém está se tornando cada vez mais comum, encontrar pessoas com ensino superior. Cursos livres, cursos de pós graduação e experiência tem sido maneiras de se diferenciar atualmente.

 

2-Aprenda a ser analítico

De acordo com o homem forte do Google na área de gestão de pessoas, profissionais com boa capacidade analítica, são escassos nas mais diversas áreas. Ser analítico seria conseguir pensar de maneira estruturada e logicamente para conseguir entender melhor como as coisas funcionam e que ações devem ser tomadas.
Para ele, tal comentário vale tanto para os profissionais de tecnologia como para profissionais de áreas de humanas. Ele conta que o segredo de grandes profissionais é conseguir unir os aspectos analíticos aos aspectos criativos alcançando resultados realmente diferenciados.

Opinião do Dicas de Currículo:

Se no mundo as pessoas com forte base analítica estão em falta, no Brasil este aspecto é pior, uma vez que culturalmente todos os brasileiros, dão mais valor ao famoso jeitinho para resolver seus problemas. Habilidades analíticas e de planejamento podem ser o aspecto para diferenciar você dos demais no mercado de trabalho.

 

3-Monte um currículo específico

Segundo Bock, um erro comum nos profissionais é fazer currículos generalistas com adjetivos e funções vazias, que não dão a relevância e profundidade adequada. Para ele, a chave é demonstrar os resultados alcançados, mostrando os objetivos iniciais e a maneira como tudo foi feito.

Opinião do Dicas de Currículo:

Uma das dicas que nós do Dicas de currículo mais reforçamos em nossos artigos, é fazer seu currículo de acordo com a vaga. Quanto mais direcionado, mais eficaz é o currículo. Mesmo que você use um modelo de curriculum,  escreva as informações certas e de maneira adequada para cada vaga,

 

4-Conte histórias com pé e cabeça nas entrevistas

Para Bock, os candidatos nas entrevistas cometem um erro fatal, dão respostas óbvias e discursos vazios, sem mostrar o processo de pensamento desenvolvido para chegar àquela resposta. A ideia é que para demonstrar qualquer qualidade, você precisa de uma história que demonstre onde isso é aplicado, ao invés de usar um discurso ensaiado não muito sólido.

Opinião do Dicas de Currículo:

A entrevista de emprego é um ponto falho para a maioria das pessoas, seja por despreparo ou nervosismo. Um exercício interessante é pensar em sí mesmo como um produto. Quais são os pontos fortes e por que você tem esses pontos fortes,  para chegar em situações em que você aplicou tais qualidades. Você chegará muito mais preparado para as entrevistas após este exercício.

Veja a entrevista aqui.

Essa foi a análise da redação do Dicas de Currículo sobre a entrevista de Laszlo Bock, homem forte do Google na gestão de pessoas. Dicas muito úteis de um dos profissionais mais gabaritados do mundo. Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

Leave a Reply