Dicas de entrevista de emprego por Mario Persona

A entrevista de emprego é um momento importante dentro do processo seletivo, por isso é importante estar bem preparado. Veja um vídeo muito interessante do Mario Persona sobre entrevista de emprego, o vídeo tem diversas dicas que ressaltamos no artigo.

 

Principais dicas  para entrevista de emprego do vídeo

 

Perceber o estado do entrevistador

O humor do entrevistador pode influenciar no resultado da entrevista, por isso é bom prestar atenção no inicio da entrevista na receptividade do entrevistador. De acordo com isso você deve tomar cuidado em suas próximas ações, afinal fazer piadas após perceber o mau humor do entrevistador é um verdadeiro tiro no pé.

A ordem em que os candidatos são entrevistados pode ser importante, por isso tente saber quem são os outros candidatos na sala de espera e principalmente nas entrevistas coletivas em que você pode conhecer bem os outros candidatos, notando também a reação do recrutador durante as respostas dos outros candidatos.

Falar por etapas

Essa dica foi rápida e uma pequena frase, mas que faz toda diferença, já que dividir as informações em blocos durante a entrevista de emprego facilita para que o entrevistador lembre melhor das suas qualidades.

Um único bloco de informações falando sem parar, além de fazer com que várias informações sejam perdidas é desagradável e pode fazer você parecer um falastrão entre outros adjetivos.

Trabalhar o marketing pessoal

O marketing pessoal é trabalhado de forma geral, não é algo que seja trabalhado apenas no momento da entrevista de emprego, tem que ser trabalhado em toda sua carreira.

Na entrevista de emprego:

1º – Se vestir de acordo para entrevista, assim com cuidados em sua linguagem, nada de gírias por exemplo.

2º – Tenha atitude, o marketing pessoal também é trabalhado na forma como você age, ou seja, mostre seu conhecimento na entrevista não ficando preso ao seu currículo.

Lembre-se que mesmo trabalhando muito bem seu marketing pessoal, isso não via compensar um currículo despreparado, um currículo fraco, por isso invista em você, em conhecimento, já que álgo que ninguém pode tirar de você. O que o Mario Persona falou no vídeo me lembra um frase do publicitário Washington Olivetto que diz “A pior coisa para um produto ruim, é uma publicidade boa”, por isso seja um produto bom.

Veja também erros que você não pode cometer em uma entrevista de emprego .

Conquistando o entrevistador

Você tem que conquistar o recrutador durante a entrevista, para isso temos alguns passos que podem ajudá-lo a chegar lá. Primeiro de tudo sempre enfatize alguma de suas qualidades durante suas respostas, mas de forma natural sem ser aquele cara chato que só sabe falar de suas próprias qualidades.

Evite falar mal dos seus empregadores anteriores, a não ser em casos em que omitir esse tipo de informação vai afetar seu desempenho na entrevista. Vá preparado para entrevista, pesquise sobre a vaga e seus requisitos, além de pesquisar sobre a empresa, isso demonstra interesse na empresa o que vai te dar muitos pontos com os recrutadores.

Veja: O Guia para uma Entrevista de Emprego Perfeita

O último ponto que chamou atenção no vídeo é o fato de demonstrar interesse que quer crescer junto com a empresa, muitas pessoas caem no erro do quero aprender, porém a empresa não quer ensinar, ser uma escola, ela quer resultados, e o fato de você querer resultados te coloca lado a lado com a empresa.

 

Leave a Reply