Dicas para os iniciantes em concursos públicos

Você é um iniciante na vida de concurseiro, pois saiba que a vida de estudar para passar em um concurso público não é nada fácil. Por isso separamos dicas para você que está começando e não tem ideia do que fazer para alcançar seu objetivo, passar em um concurso e conseguir a tão sonhada estabilidade.

 

Escolha a profissão certa para seguir

O passo inicial é pesquisar os concursos públicos que existem para decidir qual a profissão, carreira que você quer seguir. Isso é bom, pois você tem de escolher uma profissão que você goste, por isso é bom ter um cargo que você queira invés de uma profissão mais geral como as carreiras policiais e trabalhistas.
Também é bom par que você tenha mais foco na hora de estudar para concursos públicos, pois se você estudar editais do TRT você deve prestar os concursos para cargos de analista e isso é melhor do que pular de concurso para concurso sem nenhum foco.

 

estudar-para-concurso-publicoSeja atualizado

Existem diversos concursos públicos que necessitam de um bom conhecimento de atualidades, você descobre isso verificando os editais de concursos anteriores. Este tipo de “estudo” você realiza passando por portais de notícias e também verificando as notícias mais contundentes e importantes dos últimos dois anos.

 

Tenha uma agenda/cronograma de estudos

Como você definiu o foco de seu concurso prepare um programa de estudos de acordo com o edital e as disciplinas presentes nele. Você cruza as matérias dividindo pelo tempo que você definiu para estudar. O tempo definido deve ser cumprido, estude duas disciplinas por dia, primeiro a que você tem menos afinidade e requer mais esforço e só depois passe para disciplina que você sabe mais.

 

sb10066876l-001Controle a ansiedade

Você deve controlar a ansiedade, afinal passar em um concurso público é objetivo a longo prazo, por isso ansiedade é um poderoso inimigo que pode levá-lo a falhar. Evite o estresse mantendo sua vida social junto com estudos, o lazer é importante para que você consiga alcançar resultados saudáveis em seus estudos.
Esqueça o imediatismo e controle a ansiedade com 4 dicas para controlar a ansiedade.

 

Cuidado com as distrações

Já falamos sobre a necessidade de ter foco durante os estudos para concursos públicos, por isso você deve fugir das distrações mais comuns como TV, DVD, redes sociais, jogos, celular e coisas do tipo. Algo comum para os concurseiros de plantão é usar a internet para pesquisa, em grupos, chats, mas tem de ser usado com sabedoria, afinal uma vez na internet é bem possível perder o foco.

 

Abaixo ao pessimismo

Muita gente se dá por vencido antes mesmo de estudar certas disciplinas, diz que odeia, que não consegue entender, antes mesmo de estudar. Você vai precisar se esforçar mais para se dar bem nessa matérias, mas tenha certeza que você é capaz de estudar e aprender qualquer matéria desde que você se livre do pessimismo.

 

concursos-publicosFoco nas provas anteriores

Umas das melhores maneiras de se preparar para um concurso é se basear em provas anteriores, tanto para estudar quanto para testar o nível de seus conhecimentos. Com as provas anteriores do concurso público você consegue saber quais são as matérias que você tem que estudar mais já que são mais importantes. Veja alguns materiais que você comprar para melhorar seus estudos.

 

Faça cursos específicos

Uma coisa que poucos participantes de concursos fazem é cursos, não acho que seja necessário fazer cursinhos e intensivos, mas sim cursos para matérias específicas, aquelas em que você tem mais dificuldades.

A didática de um bom professor pode facilitar e muito seus estudos naquelas matérias em que você estuda e não consegue os resultados esperados. Professores de cursos para concursos podem ajuda-lo também com dicas já quem mais experiência na área. Faça aquisição apenas dos materiais que vão realmente fazer diferença nos seus estudos e de acordo com seu foco, porém investir é importante.

 

Tenha disciplina

O primordial para estudar para concursos públicos é ter disciplina, estudar nas suas horas livres, fins de semana e feriados, abrir mão de lazer e de distrações. Para facilitar tenha um cronograma de objetivos a serem conquistados para que seja mais fácil manter-se na linha e cumprir tudo que foi planejado.

Essas são as dicas para você que quer começar a estudar para os concursos públicos e boa sorte nessa jornada. Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais.

Leave a Reply