Faça cursos online corretamente

Estudar online é alvo de muita desconfiança por partes das pessoas, eu costumo ver muitos depoimentos de pessoas falando negativamente de cursos online que na verdade têm ótimas vantagens, inclusive de cursos com ótimo conteúdo, mas falam pelos motivos errados onde na maioria das vezes o culpado é o estudante. Quem opta pro este tipo de curso tem de ter uma dose extra de empenho e por isso separamos valiosas dicas para quem quer fazer cursos online.


Crie uma agenda

Todo curso presencial tem um programa de aulas e com isso um agenda/cronograma, você deve fazer disso um hábito em suas aulas online, tenha dias e horários específicos para estudar, se perder um dia de estudo reponha ele em outro horário o mais rápido possível. Monte também um checklist com as metas a serem cumpridas. Exemplo: 10 aulas até a data x, pois com uma “obrigação” de cumprir as aulas você fica menos propenso a deixar de fazer as aulas a cada filme que passa na TV.

agendaA favor da concentração

Procura estudar em locais calmos, nada de crianças brincando ao seu lado, para fazer esse tipo de curso é necessário bastante concentração, então foque em conseguir um local tranquilo, aliás, uma boa dica é avisar  as pessoas que estão ali no local, seja família ou colegas de trabalho que necessita de concentração e não pode ser interrompido.

De nada adianta arrumar um local tranquilo se você sentar no computador e começar acessar o facebook, skype ou demais comunicadores. Estudo é estudo, e quando o cansaço bate tudo fica mais atrativo, cama, vídeo game, TV, por isso se conscientiza que no horário de estudo determinado no passo 1, você deve deixar tudo desligado.

cursos-online

Leia os materiais de apoio

Muita gente se restringe as aulas do curso, isso é um erro que é ainda mais comum nos cursos presenciais. Por mais que o curso seja bom, é melhor complementar o conteúdo, peça referências aos professores e não pare de estudar, quando se lê materiais de apoio surgem dúvidas que podem ser tiradas com os professores ou nos fóruns do curso.

Tire proveito dos fóruns

A maioria dos cursos online tem áreas livres de dúvidas onde os alunos postam suas perguntas e o professor responde, mas também é possível que alunos mais avançados respondam as questões. Você pode tirar proveito dos fóruns de diversas formas, não apenas postando suas dúvidas, respondendo as dúvidas de outros alunos você pode aprender ainda mais e se aprofundar em algum conteúdo.

Simplesmente lendo todos os questionamentos já feitos, você entra em um processo de aprendizado, entender as dúvidas das pessoas e saber as soluções caso precise em um momento futuro, já fiz cursos online em que todas as dúvidas que tive foram resolvidas de forma rápida, com uma simples busca no fórum.

images (59)Pratique com projetos pessoais

Crie pequenos projetos pessoais para praticar os conhecimentos adquiridos, tal prática faz você ir mais fundo no curso, não ser apenas um copiador, afinal a ideia não é apenas replicar tudo que se vê no curso, e sim aprender algo novo.

Outro ponto é que nesses projetos você pode levantar dúvidas para serem tiradas no fórum com outros alunos e com o professor.

 

Essas foram nossas dicas para que você se saia melhor na hora de fazer cursos online e não tenha mais medo de investir nessa forma prática de estudar que vem crescendo muito nos últimos tempos.

Onde estudar? Existem várias empresas que dão cursos online, além de faculdades que também têm a modalidade e EAD. Entre os quais, o site cursos 24 horas, do qual inclusive fizemos uma análise e para designer o site Luciano Augusto.

Curta nossa página no Facebook.

Gostou? Compartilhe o post em suas redes sociais. Dúvidas ou sugestões, use os comentários.

One Response

  1. Luiz Hardaim 1 de abril de 2014

Leave a Reply