Guia: Estudar para Concursos públicos

Muitas das pessoas querem mudar de vida através dos concursos públicos, um emprego desses normalmente vem acompanhado da tão sonhada estabilidade e de um bom salário. Mas para passar em um concurso público é necessário estudar muito e se dedicar.

Por isso separamos 5 dicas para você estudar para concursos públicos de maneira eficiente e 15 sites para que você possa encontrar materiais de estudo que vão ajudar você nessa empreitada de passar em um concurso público.Veja também nosso post com materiais pagos pra você estudar aqui.

 

 5 Dicas sobre Estudar para concursos públicos

Como preparar um plano de estudo

concursos-publicosO primeiro passo para começar a estudar para concursos públicos é montar sue plano de estudos. Para montar o plano de estudos você deve ter noção de quantas horas de estudo na semana você vai ter e em quais períodos, sendo óbvio que para passar no concurso público você deve ter disciplina para seguir essa rotina.

Anote quis são seus horários para estudos nos 7 dias da semana, some a quantidade de tempo e esse será seu tempo total de estudo.

O próximo passo para montar seu plano de estudos para concursos é contar quais são as disciplinas que você tem que estudar para o concurso público que é seu objetivo.

Você deve então distribuir essas disciplinas inicialmente com tempo igual durante seu tempo, se preferir faça blocos de uma mesma matéria estudando por até três dias. Nunca fique muito tempo sem ver uma das matérias que está estudando.

Para finalizar, se perceber que tem mais dificuldade em determinada matéria e facilidade em outra, equalize o tempo, deixando mais tempo para a matéria mais difícil. Não se esqueça de fazer pausas a cada hora e meia de estudo.

 

Quanto tempo estudar

quanto tempo estudar para o concurso públicoFaça um quadro de horários para agendar suas metas e temas. Um bom exemplo é que para cada período você que o crie um checklist de assuntos que devem ser verificados até o fim do tempo. Estabelecer uma meta e em qual período você deve cumpri-la ajuda você ter mais disciplina.

Uma boa ferramenta para isso é o Trello, ele é uma ferramenta de gerenciamento  de projetos, mas pode ser usado para esse fim, ele é online e gratuito logo você pode usá-lo em casa e no trabalho. Nele você pode criar sua agenda de tarefas e adicionar comentários e checklists a eles.

Sobre aumentar o tempo de estudos, isso pode ocorrer quando você sente que é possível estudar mais para os concursos públicos do que o tempo determinado inicialmente. Só cuidado para que isso não comprometa sua saúde, já que ela é essencial para obter bons resultados.

O contrário também pode acontecer um dia em que você não cumpre a quantidade de horas estipuladas por algum motivo de força maior ou que você não consegue tirar um bom rendimento do total de horas de estudo.

No primeiro caso, compense o período no dia seguinte, no máximo no dois dias seguintes para não perder o estimulo. No segundo caso é melhor rever a quantidade de horas estudadas, talvez seja mais do que você suporte, claro que isso se aplica a uma situação recorrente, afinal melhor do que estudar em grande quantidade, é estudar com qualidade todo o tempo que você estudar.

 

Como vencer a preguiça

Estudar-concursos-publicosEm primeiro lugar tenha em mente que passar no concurso público é uma oportunidade de mudança de vida e esse é real objetivo de todas as horas de estudo, um passo para uma vida melhor. Mas isso nem sempre é o suficiente na hora de reunir forças após 8 horas de trabalho e pegar um ônibus lotado.

Por isso as metas da dica anterior são extremamente importantes nesse quesito, é muito mais simples conseguir força de vontade quando se vislumbra algo, quando  se vê o fim do túnel, que no caso são as metas definidas e não o dia do concurso que pode agir negativamente, ás vezes pro estar longe você pode começar a  deixar para depois, esse é um dos piores erros a ser cometidos, está um degrau abaixo de desistir e perder tudo que foi conquistado.

As metas curtas são pequenos passos em toda sua jornada, pro isso foque em cumprir essas metas de estudo e unir isso a eliminação das distrações desnecessárias, algo que já falei sobre no artigo como fazer cursos online corretamente, que bebe no mesmo princípio de disciplina do que estudar para concursos. Faça apenas o necessário como alimentação e banho, evite ligar TV, computador, videogame, pois esse tipo de atividade sempre estimula aquele minutinho a mais, que pode virar horas de estudo para concursos perdidas.

 

estudar-para-concurso-publicoComo memorizar o que foi estudado

Uma das reclamações que mais ouço é quanto as pessoas esquecerem o que foi estudado em determinada matéria e assim eles dizem perder tempo com os estudos e não alcançam os resultados  esperados.

O primeiro ponto como foi falado no item plano de estudos é estudar as matérias em grupos e paralelamente para não deixar o assunto “morrer”. Já a segunda dica é revisão continua, na primeira passagem pela matéria você estuda a teoria e faz exercícios, logo na segunda etapa adicione fazer fichas de resumo que você usará para a revisão continua dos estudos para concursos públicos.

Essa revisão pode ser chamada de período de memorização, esse é o principal objetivo dela.

 

Como medir o nível para reestruturar o plano de estudos

primeiroÉ normal ter dúvidas quanto ao seu nível após muitas horas de estudo, ai entra ler bastante sobre os concursos para identificar o nível exigido na prova e também a procura por provas anteriores deste concurso público e similares.

Conhecendo concursos anteriores e realizando “simulados” com essas provas você pode medir o nível de exigência e o seu conhecimento. A dica é pegar concursos que foram realizados no máximo a 3 anos, e sempre pensar que o nível de dificuldade do concurso aumenta com o passar  dos anos, logo se você está com alguma dificuldade, pense que ela será maior na prova atual.

Também procure pro mudanças que podem ter ocorrido em relação a prova antiga, mudanças legislativas por exemplo são comuns e podem prejudicar  o seu simulado, Informática, auditoria e contabilidade são outras áreas e quem isso pode acontecer com frequência, redobre a atenção.

Quando você sabe seu nível em determinada matéria você pode reestrutura seu plano de estudo para concursos públicos, dando mais tempo as matérias em que você não alcançou um bom resultado. Essa parte é importantíssima para aperfeiçoar seus estudos, por isso não pule esta etapa.

 

 

 

15 Sites para Estudar para concursos públicos

Passar nos concursos públicos

http://www.concursosolucao.com.br/simulado/

Neste site você encontra diversos simulados que podem ser usados quando você colocar em prática a dica 5. O site tem simulados em áreas como Direito Administrativo, Civil, Constitucional, do Trabalho, Penal, Processual Penal e Tributário e é uma excelente maneira de testas seus conhecimentos com questões de concursos públicos.

 

http://www.jurisway.org.br/videos/

Nesta página você encontra uma seleção incrível de vídeo aulas postadas no Youtube em diversas matérias como Direito Constitucional, Civil, Penal, Administrativo e Previdenciário, língua portuguesa e informática.

 

http://www.resultadoconcursos.net/video-aulas-gratuitas-sobre-concursos/

Mais um site que tem uma boa seleção de vídeo aulas e conta com notícias também. O site sobre concursos públicos tem matérias sobre Direito Constitucional, Administrativo, do Trabalho, Penal, Processual Penal, Previdenciário e Civil.

 

http://informatica-concursos.blogspot.com.br/

Blog com simulados e material sobre informática para passar em concursos públicos. O blog abordava vários temas como sistema Linux, BrOffice, Word, Windows, Excel, PowerPoint, internet e redes, hardware entre outros.

 

http://www.pciconcursos.com.br/simulados/informatica/coxvE

Neste site você encontra materiais como exercícios sobre informática e gabaritos. Tudo isso para que você possa medir o seu nível de conhecimento de informática sobre concursos públicos, além de o usuário poder comentar as questões do site.

 

http://www.scribd.com/FernandoNishimura/documents

O perfil de Fernando Nishimura tem uma ótima seleção de 91 documentos sobre concursos, nesses documentos estão reproduzidas diversas provas, algumas extremamente completas. O material pode ser baixado gratuitamente.

 

http://www.questoesdeconcursos.com.br/home/public

Aqui você encontra um vasto conteúdo das mais variadas matérias que caem nas provas e podem ajuda-lo a passar em concursos públicos. Um diferencial é a grande quantidade de questões de inglês, uma matéria sempre complicada de ser encontrada. Veja nosso artigo para você  estudar inglês por conta própria online.

 

http://www.okconcursos.com.br/informacao/view/Apostilas/Lingua-Estrangeira/Provas-e-exercicios-de-Ingles/

Falando em inglês no site Ok Concursos podemos encontrar 11 provas só de questões de inglês que caíram em concursos públicos. O site também tem conteúdos de outras matérias visando estudos para concursos públicos de todos os níveis.

 

http://calculemais.com.br/

Matemática é um assunto extremamente complicado para a maioria das pessoas e como o próprio nome do site já diz, aqui o assunto é aprender esta matéria difícil praticando. O site com conta com material em videoaulas e dicas para os concurseiros de plantão.

 

http://www.matematicamuitofacil.com/

Aqui você encontra outro ambiente para estudar matemática de maneira simplificada da teoria aos exercícios para aprender também na prática. Há um segmento com questões de concursos públicos. Há também um canal no youtube http://www.youtube.com/user/matematicamuitofacil/videos que tem aulas muito boas.

 

http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/default.asp?cat=0009&ast=0070

Menos vasto do que os exemplos anteriores, o site tem um segmento que explica 23 conceitos da matemática que frequentemente caem em concursos públicos explicados de maneira simples e com exercícios.

 

http://www.somatematica.com.br/financeira.php

No site Só Matemática existe conteúdo gratuito voltado para a matemática financeira que é muito relevante para diversos concursos públicos. Os temas são divididos também entre teoria e exercícios, além de provas online para testar o seu nível.

 

http://www.soportugues.com.br/

No site Só português você encontra  vários assuntos importantes para quem participa de concursos públicos como estruturas gramaticais (morfologia, sintaxe, fonologia, semântica, estilística), redação, reforma ortográfica entre outros. Há um conjugador de verbos que pode esclarecer suas dúvidas sobre verbos.

 

http://www.colegioweb.com.br/portugues

No site Colégio Web você encontra também os temas mais relevantes como figuras de linguagem, ortografia, preposições e respostas para as dúvidas que costumam gerar confusões e erros para a maioria das pessoas.

 

http://www.gramaticaonline.com.br/

Aqui o assunto é gramática como o próprio nome do site já diz coisa como acentuação, concordância verbal e nominal, formação das palavras e pontuação são assuntos constantes e explicações detalhadas e teste comentados

 

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/

O próprio portal Uol tem uma área que reúne material didático sobre português com explicações para diversas dúvidas envolvendo gramática, ortografia e pontuação. Você também encontra simulados online para avaliar seu conhecimento.

 

Boa sorte a todos e sigam as dicas para conseguir resultados satisfatórios na hora de seguir seus sonhos e passar em um concurso público. Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais.

Leave a Reply