Guia para aprender inglês sozinho online

Hoje em dia uma das grandes exigências do mercado de trabalho está na área de línguas. Saber inglês pelo menos no nível intermediário é quase obrigatório em muitas áreas, se você quer começar a estudar sozinho confira nosso guia.

Seja para trabalhar com softwares e sistemas em inglês, mercados que têm as principais fontes de conhecimento no exterior e aqueles que trabalham com pessoas se comunicando diretamente em inglês.

Se comunicar em inglês não se restringe apenas a quem tem inglês fluente, pois se comunicar não é possível apenas através de conversação, também pode se comunicar através de e-mail que é muito mais simples do que falar.

Aprender inglês pelo menos para leitura e escrita, já o torna mais qualificado do que os candidatos que ainda estão presos ao Google tradutor, que não é tão eficiente e demanda maior tempo.

Esses fatores fazem uma grande diferença no disputado do mercado de trabalho atual, para ser contratado não basta apenas preparar um bom currículo, surpreender o entrevistador e ter vários cursos, é necessário saber outros idiomas.

O Guia para aprender inglês sozinho estudando online

Ingles

Nesse guia separamos alguns meios para ajudá-lo nessa empreitada, algumas opções para você que está iniciando seus estudos em inglês e opções que podem ajudar os alunos mais avançados. Você verá nesse post os seguintes meios:

É importante além de seguir esses meios para aprender inglês sozinho, você deve ter muita força de vontade e concentração, leia esse post com 4 dicas para quem quer aprender inglês por conta própria.

5 Canais do Youtube para aprender inglês

Existem diversos canais no Youtube com lições para quem quer aprender inglês, são vídeos normalmente curtos e de graça, a maioria desses canais foca em lições para iniciantes, porém existem diversos conteúdos mais avançados.

 Canais para quem está no nível básico:

 1. Inglês Winner

images (72)O primeiro canal da lista é o Inglês Winner, canal com 4 anos no ar, esse é o canal perfeito para você que está iniciando seus estudos, recheado de aulas do nível básico. O Inglês Winner tem mais de 60 vídeos publicados em seu canal com aulas apresentando gramaticas, dicas e curiosidades.

Há também vídeos de como aprender inglês com música que são bem interessantes, se você está começando e não sabe nada ou quase nada de inglês, é um ótimo meio para começar. Entre os vídeos do canal vemos:

E muitas outras aulas em mais de 60 vídeos, acesse o canal aqui.

2. Aula de inglês ProJovem

O canal de aulas inglês do ProJovem é uma ótima oportunidade para quem está no começo dos estudos, dentre os mais de 60 vídeos do canais você encontra dicas de gramática e vocabulário, feito especialmente para quem não tem conhecimento em inglês.

Alguns dos vídeos contam com explicações em português e legendas em inglês para facilitar a vida dos iniciantes. Os vídeos são divididos em 4 unidades, além de outras unidades com dicas.

 Acesse o canal aqui.

Canais para quem já tem conhecimentos em inglês:

cursos online3. Inglês with Jennifer

Na própria descrição do canal de vídeos a professora norte americana Jennifer fala que é objetivo do canal para ajudar as pessoas que estão enroladas para aprender inglês, tudo de uma forma didática especial para quem estuda inglês como segunda língua.

O canal de inglês com Jennifer está no ar de 2007, em que a professora ensina pontos de gramática, pronúncia e dicas para quem tem dificuldades no aprendizado. Como a professora é nativa o inglês, você conseguirá expandir seu vocabulário. Iniciantes no inglês podem ter certa dificuldade para acompanhar os vídeos, por isso é recomendado que comecem seus estudos no canal anterior e depois avancem para este. Links para alguns dos vídeos:

O canal tem bastante conteúdo, é um prato cheio para quem tem força de vontade, se esse é o seu caso, pode devorar os vídeos aqui.

4. BBC Learning English

 Agora saindo do inglês americano para o inglês britânico, temos o canal de aprendizado de inglês da BBC, a mundialmente famosa rede britânica de comunicação. O canal é repleto de ótimo conteúdo, somando mais de 200 vídeos, tornando a vida de quem quer aprender inglês britânico mais fácil.

O grande diferencial do canal da BBC é o método de ensino, focado em situações do dia-a-dia com personagens ensinando vocabulários, expressões do idioma e gramática através de pacotes bem divididos. Alguns exemplos dos pacotes de vídeo do canal são:

 Outro grande destaque do canal é a sua mininovela que conta com mais de 200 vídeos, bem interessante em torno de 1 minuto. Acesse o canal do BBC learning English aqui.

5. Real English

Em relação aos outros canais, o Real English é bem diferente, não apenas no ensino e sim na forma como é ensinado. O canal vai às ruas e mostra o inglês real falado, fazendo uma grande diferença no método de ensino em relação aos outros canais.

No Real English, alguns dos vídeos são legendados em inglês para facilitar um pouco a vida de quem acompanha o canal. Os professores nativos que lecionam no canal não ficam restritos apenas as expressões e gramática, chegando a falar de assuntos específicos com um vocabulário interessante. Veja alguns dos vídeos:

O Real English é o canal perfeito para estudantes mais avançados, aproveite acessando o canal aqui.

Dicionários online

images (71)Tradução inglês/Português

O assunto de tradução online é bastante complexo e nem sempre fiel a todos os contextos que existem no inglês, tais erros podem complicar ainda mais os alunos iniciantes em inglês.

Porém, sabemos que é quase impossível aprender uma língua sem recorrer a essas traduções, quem nunca abriu o Google tradutor e pesquisou algo, uma palavra, ou como falar tal palavra em inglês.

O problema é quando isso se torna comum e te transforma em escravo desse tipo de ferramenta, ainda mais quando há deficiências na efetividade delas.

Abaixo colocamos alguns tradutores que você pode usar:

Palavras:

Blocos de texto:

 Lembre-se de usar esses tradutores com cuidado, se necessário use mais de um deles para ter certeza. O uso ideal é para expressões ou palavras que você não conhece.

se prepararDicionários com definições das palavras

Os dicionários de português usados na escola ajudavam e muita na hora de conhecer ainda mais o rico vocabulário do nosso país, ajudando a descobrir sinônimos e novos significados, e pasmem, em inglês não é diferente.

O uso do dicionário de definições é um dos meios mais práticos de aumentar seu vocabulário e descobrir novas expressões, assim como quando você era pequeno e aprendia a língua portuguesa.

Separamos alguns dicionários online, que você pode usar na sua caminhada de aprendizado dessa nova língua. Acredite que essa técnica pode ajudar você a evoluir muito, ainda mais de por ser barata com tantas opções online de dicionários de inglês, veja:

Macmillan Dictionary

A primeira indicação é o Macmilian DIctionary, que é simples de ser usado e será rapidamente amado pro você. Acesse o site e coloque a palavra que precisa saber o significado, então começará um show de opções. Ouça a pronúncia, vejas as formas da palavra e ótimas definições e a aplicação de cada definição em uma frase, que pode levar você a significados que você não conhece. O dicionário é um verdadeiro arsenal para quem quer aprender inglês sozinho.

Longman Dictionary of Contemporary English

O Longman é um dos dicionários mais famosos em todo mundo, e sua versão online, precede sua fama. Ao digitar uma palavra você um número incrível de variações da mesma, clicando em cada uma dessas variações você acessa mais e mais informações como suas definições, usos e exemplo de aplicação.

Cambridge Dictionaries Online

 O Cambridge Dictionaries é outro derivado de um famoso dicionário, a está altura você deve estar pensando para que mais um dicionário? Para muito conhecimento que ainda está por vir. Ao acessar o site do dicionário você já se depara com 4 opções diferentes de dicionários.

Learner´s Dictionary – Dicionário focado nos estudos da língua sendo muito completo em cada pesquisa.

American English – Dicionário focado nas definições do inglês americano

British English – Dicionário focado nas definições do inglês britânico

Business English – Dicionário de inglês focado na área de negócios, no mínimo surpreendente.

Viram só, o Cambridge Dictionaries é a união de diversos dicionários em um só, apresentados de forma customizada para facilitar sua busca.

Esses três dicionários de definições serão seu arsenal a cada hora de estudo dedicado a língua inglesa, use o máximo possível e conseguirá resultados muito bons.

Sites e fóruns para aprender inglês

images (70)Existem muitos sites para aprender inglês, incluindo nessa conta blogs e fóruns, sendo essa prática uma das mais comuns e eficientes. Acompanhar sites e blogs de inglês com dicas diversas de inglês trazendo novidades ao seu plano de estudos.

Fóruns também são muito bons, afinal em alguns deles você posta sua dúvida e pouco tempo depois ela já respondida discutida e tudo mais, ótimo ser ajudado e tudo mais não é?

Não, o fórum tem muito mais potencial do que servir apenas para tirar suas dúvidas, fique atento às dúvidas dos outros de três formas:

Responda as dúvidas, essa é uma ótima forma de praticar seus conhecimentos, ajudando os que sabem menos, e como todos sabem, a prática leva a perfeição.

Pesquise sobre as dúvidas que não sabe responder, esse método pode ajudar você a encontrar temas novos para estudar e melhorar ainda mais suas habilidades de pesquisa.

Aprenda com as dúvidas dos outros, através de dúvidas respondidas você pode adquirir novos conhecimentos que vão agregar e muito a você.

Vamos então as dicas de sites para ajudar você a aprender inglês:

 

cursos-onlineEnglish Experts

 O English Experts é um misto de site de dicas e fórum, talvez um dos melhores conteúdos brasileiros com uma ótima comunidade em torno do site. Acompanhe os artigos inteligentes e o fórum de dúvidas do site.

Você pode falar inglês

Um blog com dicas diárias e semanais de inglês, já tem uma quantidade considerável de conteúdo, por isso é hora de começar a ler. O blog é mantido pelo professor Eduardo Souto, acesse o mesmo aqui.

Tecla Sap

O Tecla SAP talvez seja um dos blogs mais antigos do Brasil, estando em atividade desde os anos 90. O blog tem mais de 3 mil posts com dicas de inglês, ou seja, conteúdo que não acaba mais, fique a vontade para acessar o blog por aqui.

Live Mocha

O Live Mocha é uma rede social internacional para aprendizado de línguas, onde os usuários podem aprender através de lições audiovisuais aliados a dicas e comentários de outros usuários. Muitos cursos são gratuitos, mas também existem opções pagas no Live Mocha. Acesse aqui.

Essas opções de sites vão ajudá-lo e muito com dicas, fatores sociais e tornar seu aprendizado de inglês mais rápido e melhor. Os sites têm opções que se complementam, e estar dentro de uma comunidade pode ajudá-lo e muito.

Áudio Books

audio-book-converter-iconPara finalizar nosso guia, chegou a hora de treinar o seu ouvido sem nenhum ajuda, em um nível totalmente avançado.

Ouvir e entender são os fatores definitivos, você pode tentar formular uma resposta com poucas palavras, com alguma dificuldade durante um diálogo, mas isso depende exclusivamente de entender o que foi falado.

Uma vez que você não entende o que foi falado, você falhou e a conversa foi quebrada.

Após tanto estudos, vídeos, leituras e tempo gasto, você não pode se perder, não agora, e o maior desafio possível é entender um áudio sem nenhuma ajuda, sem texto complementar, sem ver o interlocutor para ler lábios ou ver gestos, é a hora do áudio book.

O áudio book é um grande desafio, mas uma grande dificuldade que eleva seu nível de estudo a outro patamar, por isso separamos opções grátis de áudio books em inglês para você baixar, boa sorte nesse desafio de aprendizado.

Esse foi nosso guia para aprender inglês sozinho pela internet, listamos aqui lugares que vão ser importantes em sua jornada de conhecimento.

  • Canais do Youtube para iniciantes e usuários mais avançados
  • Dicionário e tradutores online que são arrasadores na hora de aprender
  • Sites de dicas de inglês para adquirir novos conhecimentos durante o dia-a-dia
  • E onde baixar áudio books para treinar de forma extremamente avançada a audição

Agora é estudar inglês se preparando para o disputado mercado de trabalho. Veja como colocar conhecimentos em línguas no Currículo.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais.

3 Comments

  1. Martika 18 de janeiro de 2014
  2. Eduardo Souto 8 de agosto de 2014
    • nilo.luz 8 de agosto de 2014

Leave a Reply