Currículo com foto

Colocar a foto no currículo é uma das grandes dúvidas que a maioria dos candidatos tem, por isso vamos falar sobre o currículo com foto, quando colocar a foto no currículo e também disponibilizar um modelo de currículo com foto.

Quando colocar a foto no currículo

O principal é saber que você só deve colocar a foto no currículo quando a empresa pedir, normalmente só nesta situação a foto é realmente relevante no currículo. Colocar a foto no currículo quando não foi pedido pode na verdade estragar sua oportunidade de conseguir um emprego.

Isso é importante, pois uma vez que a empresa pede que você coloque a foto é por que isso é realmente um diferencial para aquela vaga e ai você deve caprichar na foto. Existem muitos candidatos que acabam colocando a foto por iniciativa própria achando que será um diferencial, mas no final se torna um equívoco da parte dele.

Modelo de currículo com foto

Baixe o modelo de currículo com foto para que você possa usá-lo quando a empresa pedir este tipo de currículo com a foto.

Faça o download

baixe curriculum vitae

O modelo de currículo com foto é um currículo comum como os outros modelos de currículo que já disponibilizamos no site, porém com o diferencial de um espaço para foto.

Este modelo é composto por 5 áreas

Dados pessoais – Onde você coloca idade, endereço, informações de contato e outros dados que tenham a ver com você.

Objetivo – Aqui você coloca seu objetivo naquele currículo, o que você quer na empresa. Veja mais sobre como escrever o objetivo no currículo.

Formação – Você coloca sua formação, o curso e a faculdade que fez, as datas de término ou previsão. Veja como escrever a formação acadêmica.

Experiência Profissional – As empresas que você trabalhou e atividades que você em cada uma delas. Veja como escrever a experiência profissional.

Qualificações – Em qualificações você pode colocar os idiomas que você sabe, os sofreares e os cursos extracurriculares qe você fez.

Agora você já pode baixar o currículo e preenchê-lo corretamente.

Currículo com foto: Capriche na foto!

A foto deve ser boa, afinal se ela é um diferencial para conseguir a vaga ela dever ser realmente fora de série. Você deve colocar uma foto sóbria no formato 3×4, é claro que não precisa ser uma foto com cara fechada parecendo que está de má vontade. Você deve dar um sorriso mesmo que discreto para criar simpatia com o recrutador.

Resumindo, mostre seriedade, mas tente criar simpatia e empatai, uma vez que  não vá usar roupas espalhafatosas nem fotos distantes ou inapropriadas. A foto deve ser tirada mostrando os ombros e a cabeça com aquele sorriso discreto e uma roupa que seja apropriada.

Estão vetadas as fotos de óculos escuros, na praia, com decote, camiseta de time de futebol, na balada, de biquíni, com boné e tudo que influenciar a foto de maneira que não seja positiva. Isso pro que pode existe algum tipo de pré-julgamento de uma foto inadequada que vai acabar te tirando do processo seletivo.

Por último verifique a iluminação da foto, uma foto muito escura ou embaçada também pode causa má impressão ao recrutador.

Agora você já pode baixar o modelo de currículo com foto e usá-lo quando alguma empresa requisitar a você. Além é claro, da melhor maneira de tirar uma boa foto para currículo.

Boa sorte e se tiver alguma dúvida use os comentários.

One Response to Currículo com foto

  1. Nilton August 28, 2014 at 2:43 pm #

    Olá Nino!
    Fiquei confuso com suas dicas sobre a foto… Acredito que sua opinião seja empírica e por isso a respeito. No entanto, o currículum “esmiuça” uma parte da alma do indivíduo, mostrando claramente como ele atua para conseguir o “pão de cada dia”. À meu ver, o curriculum é uma fotografia escrita contendo as principais características de um ser humano. Por esta “foto escrita” o profissional de RH identifica se o indivíduo é homem/mulher, novo/velho, acomodado/dinâmico, etc. Por ser uma “foto” das características da “alma”, qual o problema de uma foto do indivíduo no currículum? Eu vejo alguns problemas do tipo Photoshop, fotos antigas, má fotogenia, fotos falsas, etc. Apesar disto, eu (se fosse de RH) adoraria analisar curriculums com fotos, mas esta é minha opinião de leigo.
    Se possível, peço que você detalhe mais sua opinião mostrando por que somente devemos colocar foto somente quando solicitado pelo RH.
    No mais, adorei seu “post” e aguardo sua resposta.
    Tenha um ótimo dia!
    Nilton

Leave a Reply

Receba nossas dicas por e-mail:

Coloque seu e-mail, clique em receber, confirme e vá até o seu e-mail para finalizar e passar receber as melhores dicas totalmente de graça