Networking para ajudar sua carreira

Todo mundo gosta de socializar, se relacionar com outras pessoas e isso normalmente faz parte das necessidades humanas e fazer isso com objetivos profissionais é o famoso networking. Muitas pessoas não gostam de fazer esse tipo de prática por considerar falsidade, mas na verdade se trata de conhecer novas pessoas e abrir seus horizontes profissionais.

 

O que é networking?

 

Networking para sua carreira

O networking é uma forma diferente de fazer negócios e também marketing pessoal que é o nosso foco. O networking foca em aumentar nossa rede de contatos profissionais, sejam pessoas de nosso ciclo pessoal, colegas de classe ou empregos antigos.

Nossa rede de contatos normalmente deve ser formada em sua maioria por pessoas da mesma área (antigos empregos/colegas de classe), mas qualquer pessoa pode nos trazer novas oportunidades como uma vaga de emprego ou um trabalho freelancer por isso é bom expandir a rede de contatos.

Por fim podemos definir networking como construir relações pessoais e profissionais que possam nos trazer novas oportunidades para ambos os lados.

 

Dicas para começar a fazer networking

Quando falamos em construir relações não é apenas adicionar novos contatos no linkedin ou sair distribuindo cartões de visita por aí. Construir uma relação não para em fazer um primeiro contato e sim no que você vai fazer com este contato, como vai mostrar suas qualidades e seus projetos para esta rede de contato da maneira certa.

Networking em eventosVá a eventos profissionais

Eventos profissionais como fóruns, palestras e debates são ótimas oportunidades para melhorar seu networking, lá é um lugar com vários profissionais experientes e iniciantes, logo são pessoas boas para trocar ideias e também para saber de novas oportunidades.

Não esqueça os cartões de visita e de perguntar o linkedin das pessoas.

No seu emprego

Você está cuidando do seu networking no seu atual trabalho? A empresa é sempre um ótimo lugar para começar suas táticas de networking, afinal você precisa manter contato essas pessoas para começar sua rede de contatos. Não deixe de fazer contatos com posições estratégicas para sua profissão e carreira. O linkedin é a melhor ferramenta para isso, confira nossas dicas para ter o melhor perfil no linkedin.

Colabore

Uma das melhores maneiras de se pensar na hora de fazer networking é colaborar mais do que você espera receber, seja escrevendo artigos em blogs ou em rede sociais, participando grupos e fóruns para tirar dúvidas de profissionais menos experientes fazendo com que seu nome ganhe reputação.

 

Networking na web

Networking na webO linkedin é a melhor ferramenta para fazer networking na web, mas o networking é um conceito você pode usar táticas no twitter e no facebook. O linkedin é o mundo perfeito onde há recomendações, grupos e até mesmo vagas de emprego. Lá você pode postar coisas relacionadas a sua profissão como novos projetos e artigos que você escreveu.

No facebook você pode manter contato com sua rede, trocar mensagens, ou seja um relacionamento mais pessoal. Também existem grupos com temas mais profissionais onde você pode postar seus artigos e tirar dúvidas de outros membros.

O twitter também é uma rede que pode ser usada com intuito mais profissional, desde que você faça postagens com essa temática. Quando alguém buscar assuntos relacionados ao que você posta achará você, o twitter também é um bom espaço para se comunicar com pessoas que são referência na área e ganhar alguns pontos.

 

networkingDicas de networking

A faculdade é um bom lugar para fazer networking, melhore sua relação com os professores, pois eles são experientes e tem contatos no mercado e podem passar novas oportunidades para você.

Não perca contato com pessoas que foram importantes em sua carreira, cultivar as boas relações é um dos princípios do networking.

O princípio de qualquer relação seja profissional ou pessoal é ser uma pessoa interessante. Fica a dica.

Carregue sempre seu cartão de visita e sempre adicione seus contatos.

Procurar seus contatos apenas quando precisar de algo pode tornar você uma pessoa chata e não é uma boa maneira de construir uma relação.

Peça a opinião de pessoas importante e com maior conhecimento sobre seus projetos.

Evite falar mal de empresas e de outras pessoas pode pegar mal.

Não tente roubar clientes de colegas de trabalho, isso pode fazer com que você fique mal visto no mercado.

Evite entrar em discussões não profissionais como religião, política, futebol ou gosto musical, essa é a principal falha de muitas pessoas e bota meses construindo uma relação pela janela.

 

Agora você já sabe como começar a construir sua rede de contatos e fazer com que as táticas de networking joguem a favor do seu marketing pessoal. Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais.

 

Leave a Reply