O que é uma carta de apresentação?

Muitas pessoas quando se deparam com o pedido de uma carta de apresentação junto com o anúncio de uma vaga de emprego. Porém, irei explicar no post de hoje o que é exatamente um carta de apresentação.

E também algumas dicas para você fazer sua carta de apresentação! Pois ela pode ser de grande utilidade na hora de conseguir um emprego.

O que é a carta de apresentação?

A carta de apresentação é um breve resumo de qualificações e experiências de um candidato para uma vaga de emprego. Nela você poderá escrever sobre cursos e formações que já fez. Ela deve ser curta e direta, sem muita enrolação, já que o intuito dela é agilizar o processo seletivo.

Para que serve um carta de apresentação?

Os selecionadores de um processo seletivo de emprego usam a carta de apresentação para conseguir filtrar os candidatos. É usada principalmente para processos seletivos grandes, com muitos candidatos e dessa forma a carta de apresentação é usada para agilizar o processo seletivo.

Quando enviar a carta de apresentação?

A carta de apresentação normalmente é enviada mediante ao pedido da empresa no anúncio da vaga de emprego. Muitos candidatos gostam de mandar a carta de apresentação para instigar o entrevistador a ler o currículo.

Também é bom enviar uma carta de apresentação quando você está enviando um e-mail para uma vaga através de uma indicação de um amigo ou ex-colega.

Como fazer um carta de apresentação

A primeira boa característica de uma carta de apresentação é a objetividade, o texto deve ser curto e direto. Deve apresentar qual seu objetivo, quais suas principais experiências e por último informações extra super importantes.

Exemplo de carta de apresentação

Veja abaixo um exemplo:

Prezados Senhores, (se for o caso, nomear)

Estou em busca de novos desafios na área de Recursos Humanos e acredito que sua organização possa ter interesse por minhas habilidades.

Sou graduada em Comunicação Social com habilitação em relações públicas, com pós-graduação em Recursos Humanos. Atuo na área de Recursos Humanos há quatro anos, com foco no desenvolvimento e coordenação de atividades de treinamento e eventos internos.

Envio anexo o meu currículo para fazer parte de seu banco de dados e coloco-me à disposição para uma entrevista pessoal, quando fornecerei mais informações sobre minha experiência profissional.

Assinatura

Veja mais modelos de carta de apresentação aqui.

Agora você já sabe o que é uma carta de apresentação e as principais informações sobre quando enviar, como fazer e para que serve. Pode começar a fazer sua própria carta!

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

Leave a Reply