15 perguntas e respostas comuns em Entrevistas de Emprego

Veja 15 perguntas comuns em entrevistas de empregos para você ficar melhor preparado.

Separamos algumas perguntas em entrevista de empregos que costumam aparecer nas mais variadas entrevistas e dar muito dor de cabeça aos candidatos como você.

Veja no artigo 15 perguntas para que você possa praticar antes de ir as entrevistas que for chamado após fazer um currículo eficiente ou preencher um modelo de currículo baixado aqui do nosso site.

15 perguntas em entrevistas de empregos

entrevista de trabalho1-Fale um pouco mais sobre você

9 entre 10 entrevistas começam com essa pergunta, indagação ou do que você preferir chamar. Não existe regra para responder essa pergunta na entrevista de emprego, mas fala bem sobre suas experiências no mercado, sua formação acadêmica e expectativas em relação a carreira.

Como é uma pergunta quase certa é bom ter a resposta na ponta da língua por isso aceite.

2-Por que você escolheu esta carreira?

Essa também é uma questão comum e que pode ser feitas com algumas variações e também tem presença quase que garantida entre as perguntas na entrevista de emprego.

O objetivo desta pergunta é identificar por que o candidato entrou na área de atuação e se ele realmente tem interesse em seguir naquele cargo/área o que pode colocá-lo a frente de candidatos menos interessados.

3-Conte-me mais sobre suas experiências anteriores

Aqui os entrevistadores pedem a você uma descrição de suas outras experiências na área, então você se aprofundar sobre suas atividades e cargos, uma boa hora pra falar também dos resultados que você alcançou. Se você tiver uma carreira muito longa deixe os detalhes para as experiências mais recentes e mais importantes, nada de falar detalhadamente sobre os 20 anos de carreira que você tem.

resultados4-Quais os resultados nas empresas em que você passou?

Essa pergunta é para ter noção da sua orientação aos resultados e como você os avalia e alcança. Aqui é interessante responder quantificando o sucesso dos projetos que você trabalhou.
Quantificar não é necessariamente que seja em dinheiro, mas sim em algum número que é importante para sua área, a vaga que você trabalhava, o que importa mesmo é mostrar que você tem resultados.

5-Dê um exemplo de uma situação em que você esteve sob pressão para alcançar um resultado e como encarou esta situação?

Aqui as empresa procuram ver o nível de comprometimento e a maneira de agir do funcionário diante de situações adversas. Essa pergunta também vai ver o nível de competência daquele funcionário a partir de uma situação real.

A dica aqui é não inventar uma situação, se o entrevistador quiser se aprofundar na história você com certeza vai se perder e isso pegará bem mal. Aponte a situação mais difícil que ocorreu e mostre estar preparado para encarar algo do tipo.

6-Conte me sobre um obstáculo que tenha encontrado para realizar suas tarefas?

Toda carreira, empresa e função normalmente encontra obstáculos, por isso é importante para quem recruta saber como você vê obstáculos e como você os enfrenta. Então além de falar quais obstáculos fale como você pretende transpor essas dificuldades e alcançar os resultados.

dicas de currículo: objetivo7- Quais você considera os principais desafios de sua carreira até hoje?

Novamente uma pergunta para avaliar o profissional, dessa vez vendo o que você considera que são desafios e como você faz diante dessas situações. Também é possível identificar o tipo de candidato que considera tudo um desafio e elimina-lo já que teria um perfil mais corpo mole, por isso cuidado com sua resposta.

Por isso sempre pratique essas perguntas que envolvem desafios, obstáculos e vá bem preparado para a entrevista.

8- Fale quais são seus pontos fortes/qualidades?

Aqui é hora de eleger seus pontos fortes, sem exageros ou muitas qualidades. Identifique 3 pontos chave e fale. Agora a prática é importante é hora de vender seu perfil profissional, além de falar esses 3 pontos, fale por que eles são bons para empresa e para equipe e o que eles podem agregar. Seja direto sem muita enrolação, você quer que o recrutador grave suas qualidades.

9-Fale quais são seus pontos fracos/defeitos?

Aqui você deve procurar pontos que você precisa desenvolver para expor nessa pergunta e falar o que você está fazendo para desenvolver este ponto.

exemplos que se destacam10-Como você pode contribuir com essa empresa?

Aqui é o momento em que você cruza o estudo que fez da empresa com seus pontos fortes e mostra como esses pontos fortes são importantes para a missão e valores da empresa.

11- O que você espera da nossa empresa?

Essa pergunta é onde você deve falar das qualidades da empresa e usar palavras como “o lugar para desenvolver minha carreira”, “uma ótima oportunidade profissional” e respostas similares mostrando que você valor em trabalhar nesta empresa.

12- Como você se atualiza profissionalmente?

Essa pergunta é para mostrar se você é um bom profissional, já que a maioria dos bons profissionais se preocupam em se manter atualizados no mercado de atuação. Também funciona para identificar o seu real interesse na área com os cursos, eventos e texto os que fazem parte da atualização profissional.

Pedido de demissão13- Por que ficou pouco tempo em seus últimos empregos?

Você deve justificar por que fica pouco tempo nos últimos empregos, tente enfatizar que busca mais oportunidades e essa empresa é perfeita para isso por investir nos crescimento dos funcionários e coisas similares.

14- Por que ficou muito tempo no último emprego?

Neste tipo de pergunta o entrevistador quer saber na verdade se você é acomodado ou por que quer deixar o emprego após tanto tempo. Aqui você pode falar os reais motivos como valores e crescimento profissional e fale também que agora busca novas oportunidades e experiências que só conseguiria em uma nova empresa.

15- Com quais pessoas você prefere trabalhar e como se comporta trabalhando em grupo?

Junte a realidade sobre o tipo de profissional que gosta de trabalhar com os valores que pesquisou da empresa para chegar na resposta ideal. Sobre o comportamento trabalhando em equipe, se for perguntado pense nas melhores características para este tipo de situação para chegar a uma boa resposta.

Veja: O Guia Completo para uma Entrevista de Emprego Perfeita

Agora você já viu 15 perguntas comuns em entrevistas de empregos e pode se preparar melhor para este tipo de situação. A prática leva a perfeição por isso leia as dicas e pratique bastante para não fazer feio nas oportunidades de entrevista que conseguir.

One Response

  1. Adriano 26 de agosto de 2015

Leave a Reply