Principais erros no currículo

O currículo é importantíssimo quando se quer arrumar um novo emprego, mas muitos candidatos acabam tropeçando na hora de fazer o currículo. Por isso separamos uma lista com erros mais comuns que são cometidos nos currículo e assim ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Os erros mais comuns acontecem nos seguintes momentos

  • Enviando o e-mail
  • Carta de apresentação
  • Preenchendo o currículo de forma errada
  • Mentir no currículo
  • Informações de contato
  • Foto e pretensão salarial

 

principais erros no currículoPrincipais erros cometidos na hora de fazer um currículo

 

Enviando o e-mail

Na hora de enviar o e-mail com o currículo, no primeiro momento na busca pela vaga muitos candidatos se atrapalham. Não preenchem o campo assunto adequadamente, deixando em branco, colocando seu nome ou algum assunto divergente do cargo para o qual está enviando seu currículo. Por exemplo vaga em São Paulo ou Vaga do vagas.com.br, tente começar a busca por uma oportunidade com o pé direito.

 

E na carta de apresentação

Primeiro de tudo, envie um carta de apresentação apenas quando for pedido pelo recrutador, enviar uma sem que seja pedido pode ser apenas perda de tempo, já que não é um pré-requisito. Se for solicitado que envie uma carta de apresentação, faça uma com linguagem adequada e formal, sem exagerar na arrogância e amor próprio. Para fazer uma carta de apresentação eficiente veja nosso artigo com modelos de carta de apresentação.

 

erros no currículoPreencha os campos incorretamente ou com mentiras

Muitos candidatos não preenchem os currículos de forma adequada, pois não sabem a forma correta e o que escrever nos campos.

O campo objetivo é sempre um problema, porém ele é extremamente simples, você deve colocar apenas o cargo ou área pretendida. Muitas pessoas colocam o objetivo de forma equivocada com diversas áreas, objetivos pessoais, cargos  que não tem nada a ver um com o outro e até mesmo resultados que pretende alcançar no emprego.

Outro passo errado que pode custar muito caro é mentir no currículo, colocar que sabe um idioma em um nível maior do que o que você realmente sabe, quando esse tipo de habilidade é pedido as empresas realizam testes, que podem envergonhá-lo com resultados muito abaixo do esperado.

Muitos candidatos também costumam mentir quanto a cursos livres e experiências profissionais, mentindo o cargo que ocupavam ou suas verdadeiras atividades. Dê ênfase as atividades mais importantes, mas nunca inventar ou aumentar suas atividades e resultados, isso pode cair facilmente.

 

Informações de contato

O erro campeão de muitos candidatos ainda é o e-mail, muitos enviam currículos com um e-mail no mínimo bizarro, algo como gatinhassanhada@gmail.com, malucodazl@hotmail.com e por ai vai. Outro erro nas informações de contato, é não atualizar o telefone, e assim nem ser chamada para entrevista por seu próprio erro.

 

onde-enviar-seu-curriculo-na-internetPretensão salarial e foto

São dois elementos que só fazem parte do seu currículo se forem requisitados, ou seja, não envie essas informações. Não preencha a pretensão salarial com um valor menor para depois barganhar um valor maior, isso seria um verdadeiro tiro no pé.

Quanto a foto, capriche na foto, muitos candidatos pegam qualquer foto do álbum do facebook e enviam junto do currículo. Mas caprichar na foto não quer dizer abusar do photoshop e de efeitos especiais. O vestuário também é importante, nada de exagerar na roupa com combinações irreverentes, uma camisa já é o suficiente.

 

Agora você já sabe de alguns erros que você não deve cometer, agora é ter atenção dobrada na hora de fazer um currículo eficiente para conquistar as melhores vagas do mercado de trabalho.

Para receber mais de nossas dicas inscreva seu e-mail na lateral do site e curta nossa página no facebook.

Leave a Reply