Oi tudo bom?

Perdi uma vaga legal de estágio porque não tinha inglês. E você já perdeu alguma vaga por não falar inglês?

Eu fiquei bastante frustrado, mas não tinha dinheiro para um curso, tinha apenas meu conhecimento da escola pública.

Sabe o que eu fiz?

Nada. Simplesmente baixei a cabeça e pensei, isso não é pra mim.


Melhores recursos para estudar inglês em casa

Faça seu cadastro e recebe essa lista de recursos pra você quer quer aprender e melhorar seu inglês.

Espere!

Thank you!

Dê uma olhada se o email não foi parar nas abas social ou promoções!

Depois de um tempo, consegui evoluir e ser efetivado em uma empresa, e então comecei a pagar o curso de inglês, após 6 meses minha evolução era muito pequena.

E acabei desencanando do curso, faltando, não prestando atenção e pensei que mais 4 anos pra aprender inglês seria um tempo muito longo e saí do curso.

Então usei o pouco conhecimento de gramática e vocabulário que adquiri na escola pública e nos meses de curso para aprender sozinho usando a internet.

Os passos que usei para ir do inglês básico a fluente em menos de 2 anos foram:

Para entender a gramática, eu estudava como aplicar os tempos verbais e relacionar os elementos com o português pesquisando sites no Google.

Receba grátis O Guia Completo para uma Entrevista de Emprego Perfeita!

Please wait...

Muito obrigado. Seu Guia chegará ainda hoje em seu email.

Lembre-se de conferir as abas promoções e social de seu e-mail.

Eu fui um bom aluno em português na escola e isso me ajudou bastante para entender essa parte do inglês, a estrutura de ambas as línguas é parecida.

O segundo passo foi usar o Youtube para ver vídeos de pessoas nativas dos Estados Unidos e Canadá que ensinam inglês.

Eu assistia vídeos de vocabulário em diversas situações, no restaurante, na viagem, na empresa, na balada, na praia, na cidade, no transporte e por aí vai.

Também assistia vídeos sobre expressões, gírias e pronúncia das palavras.

E após uns 2/3 meses estudando todos os dias por meia hora eu tinha expandido meu vocabulário de forma incrível, além de gramática, ortografia e pronúncia.

Porém, pra ter uma conversa em inglês seria super robótico, para ter naturalidade é preciso entender como os diálogos acontecem.

Então comecei a assistir séries no Netflix e na internet (sabe como é) com legendas em inglês o que me ajudou em 3 coisas

Diálogos, o inglês em séries é praticamente 90% feito de diálogos, logo é a melhor maneira de entender como aplicar vocabulário e gramática nas conversas.

Segundo benefício, relacionar o som das palavras e a escrita delas, ao contrário do português, o som das sílabas inglês engana e a mesma escrita é falada de maneiras diferentes.

O uso e som das contrações de verbos como don’t, aren’t e por aí vai.

Além disso, continuava lendo artigos e usando Google tradutor pra entender significado, sinônimos, pronúncia e ortografia.

Depois de um ano estudando por conta própria entrou um certo punhado de sorte, eu moro em São Paulo, uma cidade grande e com diversas pessoas aprendendo inglês.

Procurei no Google por grupos e encontros de pessoas que queriam praticar inglês e fiz isso por um ano junto a séries e estudos, agora em menor ritmo.

Então em dois anos cheguei ao nível de inglês fluente, com falhas, porém com habilidade e confiança pra conversar inglês.

Estava viajando em Curitiba e encontrei uma gringa no parque e passei o dia inteiro conversando em inglês sem dificuldades, assim percebi que meu nível era fluente.

Para quem não mora em uma cidade com encontros e grupos para praticar inglês existem algumas opções como aplicativos, tipo o HelloTalk ou similar, criar grupos no WhatsApp ou encontrar algum grupo online e criar um grupo na sua cidade.

Um ano depois eu consegui juntar dinheiro o suficiente para fazer um intercâmbio, cheguei na Austrália e fiz o teste de placement, um teste que define qual nível de estudo você vai entrar.

Fiz o teste e pá, entrei no nível mais avançado.

Aprender inglês por conta própria exige bastante disciplina e algum conhecimento básico, porém aprender melhor, mais rápido e gastando menos vale o esforço.

Cinco anos em uma escola de inglês custaria 14 mil reais, isso em uma escola meia boca. Isso sem contar as oportunidades perdidas nestes cinco anos por não ter conhecimento de inglês.

Se você problemas de disciplina, não tem um conhecimento básico de inglês e tem dificuldade em estudar por conta própria o que eu indico é comprar um curso de inglês online baratinho entre 100 e 500 reais (no máximo!).

E aí faça uma aula do curso e procure algum artigo ou vídeo como extensão do tema no Google e Youtube nos dias seguintes.

Dessa maneira você grava o tema na sua cachola, assistir somente as aulas sobre o tema não é o suficiente na minha experiência.

Valeu galera

Boa sorte nos estudos!