5 maneiras de NÃO ir bem na entrevista de emprego

A entrevista de emprego é um momento do processo seletivo que sempre gera um misto de medo e ansiedade nas pessoas, causando uma grande confusão sobre como se sair bem na entrevista, impressionar o entrevistador e conseguir a vaga.

Porém, esse tipo de conduta pode levar qualquer pessoa ao fracasso. Seguindo na contramão disso tudo, separamos 5 maneiras de não ir bem na entrevista de emprego, não cometer esses erros já vai te ajudar.

Chegar atrasado

atrasado no trabalhoUm dos erros mortais para uma entrevista de emprego é chegar atrasado, isso mostra ao entrevistador certo desinteresse pela vaga e falta de compromisso por parte do entrevistado que não se programou adequadamente.

A sugestão é chegar sempre meia hora adiantado, um tempo para se precaver contra atrasos de transporte e outros probleminhas que podem acontecer.

Dica: se acontecer algum imprevisto ligue ou mande e-mail para o entrevistador pedindo desculpas e perguntando se ele tem disponibilidade de remarcar a entrevista, nunca simplesmente falte isso anula futuras oportunidades.

 

sb10066876l-001Demonstrar insegurança e incerteza

Um erro crucial é demonstrar insegurança na hora das perguntas, ficar pensando, gaguejando, não completar as frases, isso passa a impressão de que você não tem embasamento suficiente e logo não está preparado para a vaga.

A maioria das entrevistas têm as mesmas perguntas e estrutura básica, é importante ter na ponta da língua a resposta para todas essas questões.

 

entrevista de trabalhoNão se preparar

Muitas pessoas vão a entrevistas sem estudar a empresa a que estão se candidatando, sem saber o ramo, unidades negócios, produtos e informações em geral. Pesquise antes de ir entre no site, saiba um pouco da empresa, do ambiente, das necessidades, do que é realizado por ela.

Esse tipo de estudo de perfil da empresa pode dar outras informações preciosas para você, sobre como ir vestido na entrevista, sobre como responder as perguntas usando exemplos que tem a ver com os negócios daquela empresa e fazendo o recrutador pensar, esse é o candidato perfeito para a vaga. Esteja sempre preparado.

Mentir na entrevista

Mentir não pega bem em nenhuma situação da vida, mas é na entrevista e no currículo que a maioria das pessoas adora acrescentar, aumentar e até inventar, simplesmente não minta.

Apesar de ser comum é a situação mais fácil de ser pego,  se você inicia com uma mentira r o entrevistador se aprofundar no assunto, você tem que continuar criando aquela história que com certeza ficará confusa e  ficara claro que é uma mentira.

Dica: seja sincero, se for questionado sobre algo que não sabe para a vaga, fale que quer aprender, é um objetivo natural para que você possa desenvolver e que adoraria esse desafio, mas não minta.

 

House001Ser arrogante

Não cai bem ser arrogante, exagerar nos fatos para parecer superior enchendo o discurso de elogios. Use argumentos sólidos com exemplos do seu resultado, mas sem mostrar ego inflado, tal atitude pode gerar desconfiança por parte de quem faz a entrevista de emprego.

Também preste atenção no recrutador, ficar interrompendo e transformar a entrevista na história da sua vida, não é algo bom e esse defeito ficará tão evidente que nem mesmo responder que seu pior defeito é ser perfeccionista vai dar jeito no estrago.

Essas foram as 5 maneiras de não ir bem na entrevista que separamos, agora é prestar atenção e não cometer esses erros, que suas chances já ficam muito maiores de passar no processo seletivo. A entrevista de emprego é a fase mais importante do processo seletivo, fizemos um review do e-book Surpreenda o Entrevistador que fala sobre técnicas para obter melhores resultados em uma entrevista de emprego.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais.

Leave a Reply