Currículo sem experiência, como fazer?

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, poucas vagas boas, muita concorrência até mesmo em vagas ruins. Se para quem já tem experiência a coisa anda complicada, imagina para quem está em busca da primeira oportunidade, jovens sem experiência que encontram cada vez mais dificuldades para entrar no mercado de trabalho.


Essas dificuldades para eles já estão logo no inicio da jornada pelo primeiro emprego, quando se deparam com a folha em branco para fazer o currículo, cheios de questionamentos sobre como convencer o recrutador e ter uma oportunidade mesmo sem nunca ter trabalho.

Aqui separamos alguns tópicos sobre em quais tipos de atividades você deve investir para mesmo sem experiência preparar um currículo assertivo e convencer os recrutadores.

EstudandoTurbine seu currículo sem experiência

Um currículo vazio é um grande empecilho, mesmo sem experiência ele deve conter conteúdo, acima de tudo bom conteúdo. Para turbinar seu currículo você precisa investir em cursos complementares presenciais ou online, que vão dar um grande trunfo a duas áreas de seu currículo, conhecimentos e cursos complementares.

Na primeira são exigências de diversas vagas, como softwares e línguas, se você quer um trabalho em escritório, por exemplo saber o pacote office é o mínimo que se espera, em outros casos como contabilidade o excel é imprescindível, o ponto aqui é, ter conhecimentos que mostrem que mesmo sem experiência você pode dar conta do recado.

A segunda área são cursos e atividades que você realiza que podem ser um diferencial no seu currículo, cursos mais teóricos como contabilidade ou gestão de compras são os melhores para essa área do currículo. Entre as atividades que você realiza, pode conter desde ajudar uma instituição beneficente, ser um fotógrafo amador ou manter um blog, atividades que podem mostrar seu potencial. Veja nosso post modelo de currículo para primeiro emprego.

A união faz a força

O grande segredo que turbinar o seu currículo, não é encher essas áreas de cursos, e sim a integração entre eles, se você coloca em cursos complementares contabilidade e matemática financeira com conhecimentos intermediários em excel você chama a atenção do recrutador, pois são conhecimentos intimamente ligados.

currículo sem experiênciaComo escrever/fazer o currículo

Você pode seguir nossas estrutura básica de currículo, comece com suas informações pessoais, a seguir o objetivo que normalmente deve ser igual a vaga em questão, exemplo se a vaga pede um assistente de compras, o objetivo não pode ser analista financeiro, uma diferença tão grande pode eliminar você de cara.

O próximo passo é a formação acadêmica, que é um grande trunfo para quem tem uma formação robusta como um curso técnico ou começou a cursar a faculdade. Nesses casos já que você tem espaço de sobre no currículo, além das informações comuns você pode descrever em uma ou duas linhas as atividades realizadas nos cursos. Se você não tem nenhuma formação não se preocupe o seu foco será as dicas anteriores de como turbinar o seu currículo.

Nos conhecimentos você utiliza o nível de domínio, entre avançado, intermediário e básico, como você é iniciante, seja honesto em sue currículo, nada de colocar diversos conhecimentos avançados que você não tem. Se simplesmente você não tem noção de o quanto conhece algo apenas faça uma lista em conhecimentos, sem níveis apesar dessa prática não ser recomendada, o mais importante é ser honesto.

Nos cursos e atividades complementares, use uma descrição bastante direta, no caso de cursos, quais tópicos você conheceu ou aprendeu durante as aulas. Para as atividades liste o que você faz nas atividades e quais os resultados alcançados com elas se for possível.

primeiro empregoIntenções futuras

Esse tópico pode ser utilizado no caso de que você tenha a intenção de fazer uma faculdade em breve, ele pode demonstrar ao recrutador que você está determinado a crescer, mas não encha seu currículo de promessa, pega mal.

Bem essas foram as dicas sobre como fazer um currículo sem experiência, apesar de o mercado de trabalho estar difícil não fique se lamentando e comece a montar seu currículo adquirindo conhecimentos e se esforçando.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais. Dúvidas, sugestões ou apenas vontade de opinar use os comentários.

No comments yet.

Leave a Reply

Receba nossas dicas por e-mail:

Coloque seu e-mail, clique em receber, confirme e vá até o seu e-mail para finalizar e passar receber as melhores dicas totalmente de graça