Fazer um currículo eficiente! Saiba como.

Cansado de fazer um currículo, envia-lo e não receber nenhuma resposta? Chegou a hora de você tomar uma atitude e fazer um currículo eficiente para convencer qualquer entrevistador a te dar uma oportunidade na entrevista de emprego do processo seletivo.

O currículo é a principal arma na hora de conseguir um novo emprego, pois é o primeiro contato com a empresa contratante, a não ser que a empresa peça uma carta de apresentação. O currículo é a fase mais complicada, pois os recrutadores recebem muitos currículos e selecionam apenas alguns, menos de 10%, em alguns casos bem menos, por isso você precisa um currículo eficiente que convença qualquer recrutador a te chamar.

 

fazer um currículoPrincipais informações na hora de fazer um currículo matador

Para inicio de conversa você tem que saber logo de cara quais são realmente as áreas principais de um currículo e o porquê, só assim você saberá em que informações você deve caprichar na hora de fazer um currículo eficiente.

As áreas mais importantes do currículo são o resumo profissional, conhecimentos (idiomas, cursos, informática e conhecimentos técnicos) e a experiência profissional.

O resumo profissional é a o primeiro bloco de texto do currículo com informações relevantes para a vaga, onde o profissional descreve suas habilidades e competências.

Por que é importante? Imagine que eu tenha uma lista de 5 competências que o vaga requer e no resumo tenha 5 competências do candidato, ou você no caso, se um, dois quesitos ou nenhum baterem mostra que você não é o profissional ideal para aquela vaga. Por isso na hora do resumo profissional use a tática de montar o currículo de acordo com o anúncio da vaga.

O segundo ponto importante são os conhecimentos, eles fazem a diferença por motivos extremamente simples, se eu tenho uma vaga para operar determinada máquina, para trabalhar em determinado software ou atender alguém em uma língua estrangeira, não faz o menor sentido contratar alguém sem essas habilidades. Por isso faça cursos e sempre se mantenha atualizado na sua área.

Terceiro ponto chave é a experiência profissional, ela é importante  por mostrar realmente quem é você, o que você já fez e onde fez, além de mostrar quais resultados você alcançou durante sua carreira. Se você está entrando no mercado de trabalho agora e não tem experiência, sem preocupações visite nosso artigo sobre como fazer um currículo quando não se tem experiência.

 

fazer um currículoAs áreas do currículo

Chega de conversa vamos agora falar o que escrever e como escrever em cada área na hora de fazer um currículo eficiente.

 

Dados pessoais

Essa parte é simples, nome completo, endereço completo, nacionalidade, idade e estado civil, além de muitos dados para contato, telefone, celular e e-mail é o ideal. Nada de colocar foto ou número de documentos.

Exemplo:

João da Silva

Brasileiro, 23 anos – Solteiro

Avenida paulista 1090, Consolação – São Paulo – SP

Telefone 5555-5555

Celular 95555-5555

E-mail: joaodasilva@dicasdecurriculo.com.br

 

Objetivo

No objetivo, sem complicações coloque a vaga para a qual você está se candidatando, Não sabe a vaga? Coloque a área.

Exemplos:

Operador de caixa

ou

Área de informática

 

Resumo profissional

Uma das áreas chave de um currículo eficiente, você pode optar entre texto corrido e lista, a dica é que escrevendo em lista é muito mais fácil, já que o texto corrido exige habilidades de construção de texto. Liste suas principais competências e especializações, uma dica é começar sempre pelas atribuições mais importantes para aquela determinada vaga.

Exemplo:

  • Organizado e orientado a resultados
  • Conhecimentos de marketing digital
  • Planejamento de campanhas de e-mail marketing
  • Controle orçamentário
  • Habilidades de gerenciamento de projetos

 

Formação acadêmica

A formação acadêmica já foi um dos pontos mais importante, mas hoje com uma grande quantidade de profissionais formados, ela se tornou um pré-requisito para muitas das vagas. Se você tem formação técnica, insira no currículo, ela complementa o ensino superior. Coloque curso, período e a instituição. No período se ainda estiver cursando coloque a previsão da conclusão e o texto em andamento.

Exemplo:

Publicidade e Propaganda – Início: 2009 – Conclusão: 2012

Universidade de São Paulo

Publicidade e Propaganda (Em andamento)– Início: 2010 – Previsão: 2013

Universidade de São Paulo

 

Experiência profissional

Na experiência profissional você deve colocar seus trabalhos até o momento, começando do mais recente para o mais antigo. Coloque cargo, nome da empresa, período em que trabalhou, quais as principais funções realizadas e os resultados alcançados. Se você tem muitas experiências, mas algumas delas não são da mesma área e não vão influenciar para essa vaga pode cortá-las do currículo sem cerimônias.

Exemplo:

Analista de Suporte de Informática – Empresa KXYZ

Início: Novembro/2012 –  Emprego atual

Principais funções:

  • Manutenção do bom funcionamento das máquinas da empresa
  • Administrar os gastos com equipamentos
  • Gerenciamento da equipe de suporte
  • Análise dos processos da área de suporte

Resultados alcançados:

  • Redução do tempo dos processos de suporte resultando em economia de 2 horas por membro da equipe
  • Redução dos gastos com equipamentos em 15%

Técnico em informática – Empresa ZTZ

Início: Janeiro/2010 –  Saída: Setembro/2012

Principais funções:

  • Manutenção de máquinas e equipamentos
  • Instalação de softwares
  • Atendimento de chamados de suporte em informática

Resultados alcançados:

  • Redução dos problemas com equipamentos
  • Maior tempo de vida útil das máquinas

 

Idiomas

No item idiomas você deve colocar as línguas em que você possui algum conhecimento. A principal língua hoje em dia é o inglês, por isso ter pelo menos o nível intermediário é importante, colocar o nível básico não ajuda em praticamente nada. Existem duas formas de colocar seus conhecimentos em línguas de duas formas, divido entre o nível em determinada língua, do básico ao fluente passando por intermediário e avançado.  A segunda forma é além de colocar o nível, divida o idioma em competências como escrita, leitura e conversação.

Exemplos:

Inglês – Avançado

Espanhol – Intermediário

ou

Inglês

Leitura – Avançada

Escrita – Avançada

Conversação – Básica

 

Informática

No quesito informática, você deve colocar os conhecimentos em softwares, eles devem ser dispostos de entre os níveis básico, intermediário e avançado. Não se esqueça de colocar os softwares no lugar certo, pois é um quesito muito importante para algumas vagas.

Exemplo:

Avançado: Word, PowerPoint e Windows

Intermediário: Excel e Corel Draw

Básico:  Autocad 2D

 

Cursos complementares

Na área de cursos complementares você deve colocar os cursos livres que fez, essa área é boa para mostrar de onde você adquiriu os conhecimentos que tem e para demonstrar que você tem interesse por sua profissão e área de trabalho, logo mantenha seu currículo atualizado com cursos complementares, presenciais ou online.

Exemplo:

Gerenciamento de projetos – Novembro/2011 – SENAC

Manutenção de Hardware – Janeiro/2012 – Portal Cursos 24 Horas

 

Informações adicionais

Em informações adicionais você pode colocar diversos tipos de atribuições relacionada a experiências internacionais como um intercâmbio, eventos e palestras da área que você compareceu, trabalhos realizados instituições beneficentes e  prêmios conquistados.

Exemplo:

Participante no evento: Pixel Show 2012

Intercâmbio de 2 meses para o Canada.

 

fazer um currículoDicas extras na hora de fazer um currículo

Não coloque e-mails pessoais como apelidos no currículo, faça um e-mail sério evitando coisas como gatao22@hotmail.com. Não coloque foto no currículo a menos que seja pedido na descrição da vaga.

Cores, desenhos, papéis diferenciados também devem ficar de fora, com exceção de casos bem específicos, não sabe se é? Então provavelmente não é. Use apenas uma fonte me todo currículo. Use negrito ou linhas para destacar o nome de cada área do currículo.

Seja o mais direto possível evitando uso de textos e listas intermináveis, logo de cara o recrutador deve identificar os elementos de seu currículo. Revise o currículo, ¼ dos currículos caí fora por erros de linguagem ou digitação.

 

Agora é hora de botar a mão na massa e escrever um currículo sensacional e eficiente seguindo as dicas para escrever o currículo e de cada área do currículo, caprichando nas três áreas mais importantes. Se precisar de ajuda, faça o download de um de nossos modelos de currículo.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. Para acessar mais de nossas dicas cadastre-se para receber dicas de currículo por e-mail e curta nossa página no facebook, tudo isso na barra lateral do site.

No comments yet.

Leave a Reply

Receba nossas dicas por e-mail:

Coloque seu e-mail, clique em receber, confirme e vá até o seu e-mail para finalizar e passar receber as melhores dicas totalmente de graça