Como se portar na dinâmica de grupo

Preparamos um artigo sobre como se portar em uma dinâmica, afinal o processo seletivo não acaba ao enviar o currículo. Muito pelo contrário, as outras fases são muito difíceis também, como ir bem na entrevista de emprego e como se comportar na dinâmica para finalmente conquistar o seu lugar no mercado de trabalho.

A dinâmica de grupo normalmente é odiada por todos os candidatos, uma vez que a maioria tem medo por não saber o objetivo final da dinâmica e não se comportar de forma adequada. Assim a maioria das pessoas fica com medo e acaba passando despercebido pela dinâmica, logo sendo esquecido também pelo recrutador.

Nesse artigo veremos os pontos que são observados durante a dinâmica de grupo, as dicas para se sair bem na dinâmica e o erros imperdoáveis que não devem ser cometidos de jeito nenhum, além de alguns exemplos dinâmicas. Veja os itens do artigo:

O que é observado na dinâmica de grupo
Dicas para se comportar bem na dinâmica de grupo
Erros para não cometer na dinâmica de grupo

O que é observado na dinâmica de grupo

Como se comportar na dinâmica de grupoComo nome diz a dinâmica de grupo visa observar o comportamento dos candidatos interagindo com o grupo, no meio do exercício também são analisadas as competências específicas para o cargo como criatividade, liderança, comunicação, capacidade de análise, trabalho em grupo, foco em resultados entre outros conhecimentos exigidos para aquela vaga específica.

A dinâmica em si se trata de uma atividade que se bem elaborada simula situações do cotidiano de trabalho, para identificar o comportamento de cada candidato frente aquele problema. Os recrutadores mais experientes conseguem analisar com grande riqueza os comportamentos de cada pessoa em uma dinâmica, por isso o ideal é ser você mesmo, mas dar um foco maior as características necessárias para aquela vaga.

Por exemplo, para uma vaga de vendas os candidatos mais tímidos logo ficam para trás, enquanto aqueles que querem ter toda atenção e acabam prejudicando o grupo tem poucas chances em cargos de liderança ou que exigem um maior estimulo do trabalho em equipe. Uma vaga que exige grandes níveis de organização vai ter uma dinâmica focada na habilidade dos candidatos em se reorganizar para cumprir a tarefa.

8 dicas de como se comportar na dinâmica de grupo

Não fique em cima do muro

Normalmente a dinâmica serve como um debate de ideias, onde cada um tem que tomar uma posição para resolver o problema. Ficar em cima do muro e não se posicionando mostra que você não tem capacidade para resolver aquele problema ou é omisso nas situações difíceis, convenhamos ninguém quer um funcionário que se omite diante dos problemas.

Dinamica-de-grupoTenha iniciativa

Ser um dos últimos a falar ou esperar ser perguntado pode passar a interpretação de que você é muito cauteloso, ou uma falta de iniciativa, o que compromete sua avaliação como no caso anterior. Não é necessário ser o primeiro a falar, mas ser o último tem diversos riscos como ficar sem argumentos, falta de iniciativa, passar despercebido e cair no senso comum.

Mostre que você é atualizado

Para compor seus argumentos é bom usar notícias ou fatos recentes, mostra que você está sempre atualizado acompanhando tudo que acontece no mundo e na área, sendo essa uma das características mais apreciadas nos candidatos.

Seja criativo

Mostre criatividade para resolver o problema, candidatos que mostram potencial criativo são observados de perto pelos recrutadores e impressionam. Somente tenha cuidado para não exagerar e fugir da proposta.

Lidere o grupo

A atividade começou e todos os candidatos estão mudos, essa é hora de tomar as rédeas da situação, e organizar o grupo, juntando diversos quesitos que são apreciados pelos recrutadores.

Exponha seu conhecimento

Outra tática muito boa para se destacar dinâmica é mostrar seus conhecimentos, mas de forma bem colocada, inserindo seus conhecimentos dentro de seus argumentos. Argumento de forma definida e embasada, isso rende muitos pontos extras na dinâmica de grupo.

Comunicação

A dinâmica é hora de esbanjar simpatia e mostrar suas habilidades de comunicação e relacionamento em grupo, se esse for o seu forte, demonstre sem medo.

Fique tranquilo

Em hipótese alguma perca a calma, mantenha-se tranquilo e observe os outros, a observação é importante para fortalecer seu conhecimento durante a dinâmica e se sair melhor que os outros candidatos.

4 Erros que não podem ser cometidos na dinâmica de grupo

dinamica-de-grupo-como-se-comportarNão se preparar

Muitos candidatos não vão preparados, não pesquisam sobre a empresa e a vaga que estão disputando, mas essas são informações essenciais para se antecipar aos pontos analisados na dinâmica.

Falta de postura

Ir mal vestido (em relação ao esperado) a dinâmica, faltar com educação diante dos demais candidatos e do recrutador, falar muitas gírias ou usar a linguagem inadequada, são motivos certeiros para acabar com sua participação no processo seletivo.

Timidez e falta de interação

Ficar calado ou só falar palavras como sim e não, tornam se você um ponto de interrogação e infelizmente essa é a fase do processo seletivo que o recrutador procura certezas.

Arrogância

Ser arrogante na hora do debate é muito prejudicial, o certo é mostrar seu poder de argumentação, não dar uma de criança mimada que diz estar certo por ser bom, isso não existe e cria antipatia em todos os envolvidos.

Agora você sabe que é observado na dinâmica de grupo e pode ser comportar da melhor forma em busca de um lugar no mercado de trabalho. Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais. Aproveite para ficar por dentro de todas as nossas dicas, inscreva seu e-mail e curta nossa página no facebook na barra lateral.

No comments yet.

Leave a Reply

Receba nossas dicas por e-mail:

Coloque seu e-mail, clique em receber, confirme e vá até o seu e-mail para finalizar e passar receber as melhores dicas totalmente de graça