Como pedir aumento de salário

Muita gente trabalha durante em uma empresa realizando seu trabalho da melhor forma possível até pensar que deve pedir um aumento de salário. Você se enquadra nesse perfil? Se a resposta é sim e você tem medo de  pedir o aumento de salário ao seu chefe ou não tem a menor ideia de como fazer isso, é hora de deixar a vergonha de lado e se valorizar.

Como pedir aumento de salárioMuitas pessoas têm receio de pedir aumento e ficam esperando o chefe tomar a iniciativa, mas isso normalmente não acontece e você tem de tomar a iniciativa, sem medo de se queimar com o chefe. Porém não tenha medo você deve se valorizar e principalmente saber o momento certo e como pedir este aumento de salário.

Afinal muitas coisas podem interferir no sucesso da sua missão de pedir aumento, o momento da empresa é talvez o principal motivo para que os chefes não atendam o pedido do aumento. Outros motivos podem ser o seu atual desempenho no emprego ou da área que você trabalha em geral, mas até o humor do chefe pode influenciar na decisão de te dar um aumento.

 

Dicas para pedir o aumento de salário

concurso-públicoEspere pelo melhor momento

1 – Nunca peça o aumento enquanto seu chefe estiver ocupado ou preocupados com problemas do trabalho, espere por um momento mais tranquilo para falar sobre o assunto.

2 – Se seu chefe estiver esperando que você resolva algum problema, assunto ou pendência importante, não peça o aumento. Fora que ele pode imaginar que você está chantageando ele para entregar o trabalho.

3 – Acabou de voltar de férias você está relaxado, por isso relaxe e deixe pra pedir o aumento depois de um tempo. Após o dicídio anual também não é um bom momento já que não vão mudar seu salários duas vezes em pouco tempo.

4- O melhor momento é aquele em que você tem realizado suas tarefas com enorme qualidade ti do um desempenho muito bom, sendo constantemente elogiados pelos superiores.

5 – Fique atento ao momento do seu chefe e área na empresa, se sua área não está em um bom momento diante do resto da empresa é melhor esperar.

6 – Também fique atento ao momento que sua empresa vive, se a empresa tem tido grandes prejuízos dificilmente você conseguirá um aumento. Se é necessário ganhar mais você deve tentar trabalhos freelancer por fora ou arrumar um novo emprego.

Antes pedir um aumento reflita sobre o seu momento na empresa

Aumento de salárioSiga o seguinte checklist para ter certeza que você realizado um trabalho e realmente chegou a hora de pedir um aumento de salário. Faça a você mesmo as seguintes perguntas

Tenho correspondido as expectativas do meu chefe e da empresa?

A empresa tem vivido um bom momento nos negócios?

Meu salário é compatível com o praticado no mercado?

Tenho gerado resultados com o meu trabalho?

 

Como pedir um aumento passo a passo

1-O primeiro passo é saber se a empresa tem um plano de carreira e uma política de aumentos pré-estabelecida, esses itens são comuns em multinacionais por exemplo. Se existir é preciso que o seu aumento se enquadre nessas regras.

2-Se não existir é hora de ir a luta, é muito comum alguns funcionários ficarem dando indiretas quando querem aumento, mas essa não é uma boa atitude, o melhor é marcar um horário com seu chefe para conversar sobre seu pedido de aumento.

3-Não tente blefar para conseguir um aumento, isso é comum e muito arriscado e não profissional, fingir ter uma proposta de outra empresa é o blefe comum e o mais arriscado, já que seu chefe pode simplesmente não dar o aumento e deixá-lo com fama de mentiroso e assim você ficará queimado.

4-Seja objetivo e fale diretamente que você quer um aumento, antes de ir pesquise em sites de empregos as médias salariais pra que você tenha algum número em mente caso seja questionado e se prepare para uma negociação.

5-Na hora de argumentar sobre o pro que você deve receber um aumento mostre seu resultados se possível em números e todas as contribuições que trouxe e ainda pode trazer para empresa.

6-Esses resultados e contribuições são importantes caso seu chefe decida dialogoar e questioná-lo sobre seu aumento.

7-Se receber um não como resposta, não desanime e tente conseguir melhores resultados para barganhar novamente depois de um tempo. Se o seu salário está muito abaixo do mercado a solução deve ser procurar um novo emprego. Se receber o aumento agradeça e se esforce o máximo no trabalho para provar que a decisão foi acertada.

Agora você já sabe de tudo sobre como pedir um aumento e pode fazer sua estratégia para conseguir esse objetivo. Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais.

One Response

  1. Vinicius 16 de janeiro de 2015

Leave a Reply