Como usar o linkedin para alavancar sua carreira

Para você que está em busca de novas vagas emprego, não pode deixar de aproveitar o linkedin e assim aumentar suas chances de conseguir uma nova oportunidade.

Se você não sabe o que é o linkedin, ele é uma rede social voltada para aspectos profissionais, onde os usuários criam perfis com suas informações profissionais semelhante as informações de um currículo ou um cadastro em sites em que você pode anunciar seu currículo.

 

Por que o linkedin é importante?

 O linkedin é uma ferramenta muito importante como falamos no início, mas você pode ter dúvidas do por que essa rede social tem tanta importância.

linkedin-carreiraO primeiro passo é que seu perfil profissional fica disponível na internet podendo ser visualizado gratuitamente e preenchido de uma forma bem completa, com melhores informações para os recrutadores do que um currículo comum.

O segundo ponto é que muitas empresas divulgam suas vagas no linkedin, já que existem muitos sites que cobram para divulgar vagas, a gratuidade do linkedin por si só, já é uma vantagem. Grandes empresas também filtram profissionais pelo linkedin, abordando esses profissionais por mensagem.


Melhores recursos para estudar inglês em casa

Faça seu cadastro e recebe essa lista de recursos pra você quer quer aprender e melhorar seu inglês.

Espere!

Thank you!

Dê uma olhada se o email não foi parar nas abas social ou promoções!

O terceiro ponto e mais relevante ponto que ressalta a importância do linkedin é o fator social, já que o mesmo é uma rede social. Lá profissionais que trabalharam com você podem recomendá-lo e falar de suas qualidades dando mais credibilidade a sua experiência. Também tem o feed de notícias onde você pode postar links profissionais ou projetos em que você está envolvido para seus contatos.

 

linkedin-alavancar-carreiraDicas para melhorar o seu perfil no linkedin

Agora vamos as dicas para tirar o melhor proveito de seu perfil no linkedin afinal, de que adianta ter um perfil ruim e  que não vá funcionar e cumprir seus objetivos, no seu caso uma nova oportunidade no mercado de trabalho

1- Perfil completo

Complete seu perfil, preenchendo todas as áreas de forma caprichada, ou seja, nada de pressa. Faça um bom resumo que transmita aos recrutadores o seu perfil profissional, experiência e conhecimentos que tem a oferecer. Um título bem escrito e chamativo coloque todas suas habilidades, coloque suas formações, experiências e não se esqueça da foto do perfil

 

2- Consiga recomendações

Como falamos um dos motivos de o linkedin ser importante são os fatores sociais, entre elas as recomendações que as pessoas da rede podem fazer sobre você. Imagine que o selecionador vê dois perfis, e um deles contém várias recomendações de antigos colegas e superiores, logo isso dá muita confiança na escolha desse profissional ao contrário do concorrente sem recomendações.

 

contatos-linkedin-Networking3- Faça networking de qualidade

O linkedin tem milhões de usuários, assim como você tem muitos amigos, e uma boa dica na hora de fazer seu networking é ficar mais preocupado com a qualidade do que com a quantidade. Busque pessoas com uma boa rede contatos e da sua área de atuação que fará com que você se conecte a diversos usuários que serão potenciais indicadores para vagas de emprego ou para que você seja contratado.

Receba grátis O Guia Completo para uma Entrevista de Emprego Perfeita!

Please wait...

Muito obrigado. Seu Guia chegará ainda hoje em seu email.

Lembre-se de conferir as abas promoções e social de seu e-mail.

 

4- Mostre seus projetos

Se você tem um blog, ou fez algum ótimo projeto, use seu feed do linkedin para divulgá-los, coloque o link para seu site, portfólio e blog no perfil. Se você trabalha no mundo off-line a indicação é criar um blog gratuito e escrever sobre alguns projetos e divulgá-los em seu feed. Assim como cursos que você tenha feito.

 

5- Siga as empresas que você deseja trabalhar

O linkedin é uma rede social em que você se conecta não apenas com pessoas, mas também com empresas. Este é um ótimo recurso, já que você pode seguir as empresas que são do seu interesse, assim você recebe informações rapidamente sobre a empresa e as vagas disponíveis nela.

 

6- Atualize seu perfil regularmente

Atualize seu perfil regularmente, a cada curso novo que você faz, evento ou habilidade que você tenha adquirido. As atualizações que são feitas aparecem em sua rede de contato e consequentemente para os profissionais de seleção que você tiver em sua rede de contatos.

 

7- Participe de grupos de discussão

Outro recurso social do linkedin é a presença de vários grupos que discutem assuntos específicos como comunidades do orkut ou grupos do facebook, mas voltados ao lado profissional. Participe desses grupos mostrando seu conhecimento e habilidades e digamos você ganha moral e know how com os profissionais da área podendo render frutos para você.

 

rede-linkedinCuidados no uso do linkedin

Mas na hora de ter um perfil que traga bons frutos para você, é necessário tomar cuidados para que essa poderosa ferramenta não se vire contra você.

 

Foto

Nada de exageros nas fotos, capriche numa foto profissional que passe confiança para quem lhe adicionar, fotos em festas, baladas, academia e similares passam uma sensação errada para quem olhar seu perfil, por isso cuidado com a foto.

Social, mas não tanto

O linkedin é a uma rede social, mas cuidado, ele não é o facebook onde você pode postar diversas imagens engraçadas, discutir sobre futebol, comentar a novela ou sua série preferida. Outro ponto a se tomar cuidado é quanto as integrações com facebook e twitter pessoais, nessas integrações, a postagem automática é prejudicial, afinal nas outras redes sociais você pode postar coisas pessoais que podem te queimar com futuros empregadores.

 

 

Leave a Reply