Como montar um currículo?

Para montar um bom currículo você precisa de quatro áreas básicas, são elas: Informações pessoais, formação acadêmica, experiência profissional e formação complementar. Vamos ver o que cada área do currículo devem conter para ser apresentado aos selecionadores de maneira correta.

dicas para montar seu curriculo

Informações pessoais

Nas informações pessoais você deve colocar nome completo, endereço, sexo, idade e os meios de contato. Entre os meios de contato, o ideal é colocar telefone fixo e telefone celular, além de um e-mail, é a parte mais importante, já que o selecionador vai precisar entrar em contato com você.

Dicas: não é necessário colocar foto no currículo, como algumas pessoas colocam e a outra dica é em relação ao e-mail, tome cuidado com e-mail que está escrito no seu currículo, nada de gatinha123, manodavila e coisas do tipo, tente usar um e-mail formal, com seu nome e sobrenome, o e-mail errado pode causar uma impressão extremamente incorreta.

 

Objetivo

Coloque a vaga pretendida sempre, nada de distribuir o mesmo currículo para várias vagas diferentes.

 

Formação acadêmica

A primeira formação a ser apresentada é a mais recente, deve-se colocar nome da instituição, nome do curso,  data de inicio e data de término. Coloque todas as formações, seja pós-graduação, graduação, ensino médio ou técnico.

Dicas: no caso de cursos que você está fazendo no momento, coloque como formação em andamento, com data de inicio e previsão de término. Só coloque graduações não concluídas em casos extremos em que realmente falte conteúdo ao seu currículo.

como montar um bom curriculo

Experiência profissional

Na experiência profissional você também deve começar da mais recente para menos recente, para cada experiência você deve colocar nome da empresa, cargo ocupado, data de inicio e de saída, se é o seu trabalho atual e as atividades desenvolvidas na empresa por ex: “atendimento aos clientes” e “Produção de relatórios”.

Dicas: na hora de descrever suas atividades desenvolvidas, listas tornam se mais atrativas aos olhos dos selecionadores, mas se você realizou alguma atividade que necessita de uma melhor descrição, use texto.

 

Formação complementar ou atividades complementares

Aqui é o espaço para complementar seu currículo e brilhar na disputa de uma vaga, você escreve quais cursos complementares você fez, o que soma bastante ao currículo, assim como cursos de línguas. Também pode ser usado como atividades complementares, que pode ser preenchido com uma vivência no exterior ou uma atividade extra como dar aulas em uma instituição beneficente, ou coisas similares.

Dicas: se você não tem muita experiência, este espaço é perfeito para encorpar seu currículo, por isso não perca tempo e faça cursos complementares na área que deseja trabalhar.

 

Esse post mostrou o básico para montar um currículo, existem muitas outras variáveis para conseguir um emprego, além de outros campos para serem colocados no currículo, mas esse é o processo básico de forma eficiente para trazer alguns resultados para você. Se você precisa de um currículo rapidamente baixe modelo de currículo aqui.

Como bônus um vídeo do jornal hoje sobre o assunto, que tem pontos em comum com o nosso post.

Se você gostou divulgue o post em suas redes sociais. Dúvidas e sugestões, use os comentários.

No comments yet.

Leave a Reply

Receba nossas dicas por e-mail:

Coloque seu e-mail, clique em receber, confirme e vá até o seu e-mail para finalizar e passar receber as melhores dicas totalmente de graça