Hoje em dia uma das grandes exigências do mercado de trabalho está na área de línguas. Saber inglês pelo menos no nível intermediário é quase obrigatório em muitas áreas, se você quer começar a estudar sozinho confira nosso guia.
Seja para trabalhar com softwares e sistemas em inglês, mercados que têm as principais fontes de conhecimento no exterior e aqueles que trabalham com pessoas se comunicando diretamente em inglês.
Se comunicar em inglês não se restringe apenas a quem tem inglês fluente, pois se comunicar não é possível apenas através de conversação, também pode se comunicar através de e-mail que é muito mais simples do que falar.
Aprender inglês pelo menos para leitura e escrita, já o torna mais qualificado do que os candidatos que ainda estão presos ao Google tradutor, que não é tão eficiente e demanda maior tempo.
Esses fatores fazem uma grande diferença no disputado do mercado de trabalho atual, para ser contratado não basta apenas preparar um bom currículo, surpreender o entrevistador e ter vários cursos, é necessário saber outros idiomas.
O Guia para aprender inglês sozinho estudando online
Nesse guia separamos alguns meios para ajudá-lo nessa empreitada, algumas opções para você que está iniciando seus estudos em inglês e opções que podem ajudar os alunos mais avançados. Você verá nesse post os seguintes meios:
É importante além de seguir esses meios para aprender inglês sozinho, você deve ter muita força de vontade e concentração, leia esse post com 4 dicas para quem quer aprender inglês por conta própria.
5 Canais do Youtube para aprender inglês
Existem diversos canais no Youtube com lições para quem quer aprender inglês, são vídeos normalmente curtos e de graça, a maioria desses canais foca em lições para iniciantes, porém existem diversos conteúdos mais avançados.
Canais para quem está no nível básico:
1. Inglês Winner
O primeiro canal da lista é o Inglês Winner, canal com 4 anos no ar, esse é o canal perfeito para você que está iniciando seus estudos, recheado de aulas do nível básico. O Inglês Winner tem mais de 60 vídeos publicados em seu canal com aulas apresentando gramaticas, dicas e curiosidades.
Há também vídeos de como aprender inglês com música que são bem interessantes, se você está começando e não sabe nada ou quase nada de inglês, é um ótimo meio para começar. Entre os vídeos do canal vemos:
E muitas outras aulas em mais de 60 vídeos, acesse o canal aqui.
2. Aula de inglês ProJovem
O canal de aulas inglês do ProJovem é uma ótima oportunidade para quem está no começo dos estudos, dentre os mais de 60 vídeos do canais você encontra dicas de gramática e vocabulário, feito especialmente para quem não tem conhecimento em inglês.
Alguns dos vídeos contam com explicações em português e legendas em inglês para facilitar a vida dos iniciantes. Os vídeos são divididos em 4 unidades, além de outras unidades com dicas.
Acesse o canal aqui.
Canais para quem já tem conhecimentos em inglês:
3. Inglês with Jennifer
Na própria descrição do canal de vídeos a professora norte americana Jennifer fala que é objetivo do canal para ajudar as pessoas que estão enroladas para aprender inglês, tudo de uma forma didática especial para quem estuda inglês como segunda língua.
O canal de inglês com Jennifer está no ar de 2007, em que a professora ensina pontos de gramática, pronúncia e dicas para quem tem dificuldades no aprendizado. Como a professora é nativa o inglês, você conseguirá expandir seu vocabulário. Iniciantes no inglês podem ter certa dificuldade para acompanhar os vídeos, por isso é recomendado que comecem seus estudos no canal anterior e depois avancem para este. Links para alguns dos vídeos:
O canal tem bastante conteúdo, é um prato cheio para quem tem força de vontade, se esse é o seu caso, pode devorar os vídeos aqui.
4. BBC Learning English
Agora saindo do inglês americano para o inglês britânico, temos o canal de aprendizado de inglês da BBC, a mundialmente famosa rede britânica de comunicação. O canal é repleto de ótimo conteúdo, somando mais de 200 vídeos, tornando a vida de quem quer aprender inglês britânico mais fácil.
O grande diferencial do canal da BBC é o método de ensino, focado em situações do dia-a-dia com personagens ensinando vocabulários, expressões do idioma e gramática através de pacotes bem divididos. Alguns exemplos dos pacotes de vídeo do canal são:
Outro grande destaque do canal é a sua mininovela que conta com mais de 200 vídeos, bem interessante em torno de 1 minuto. Acesse o canal do BBC learning English aqui.
5. Real English
Em relação aos outros canais, o Real English é bem diferente, não apenas no ensino e sim na forma como é ensinado. O canal vai às ruas e mostra o inglês real falado, fazendo uma grande diferença no método de ensino em relação aos outros canais.
No Real English, alguns dos vídeos são legendados em inglês para facilitar um pouco a vida de quem acompanha o canal. Os professores nativos que lecionam no canal não ficam restritos apenas as expressões e gramática, chegando a falar de assuntos específicos com um vocabulário interessante. Veja alguns dos vídeos:
O Real English é o canal perfeito para estudantes mais avançados, aproveite acessando o canal aqui.
Dicionários online
Tradução inglês/Português
O assunto de tradução online é bastante complexo e nem sempre fiel a todos os contextos que existem no inglês, tais erros podem complicar ainda mais os alunos iniciantes em inglês.
Porém, sabemos que é quase impossível aprender uma língua sem recorrer a essas traduções, quem nunca abriu o Google tradutor e pesquisou algo, uma palavra, ou como falar tal palavra em inglês.
O problema é quando isso se torna comum e te transforma em escravo desse tipo de ferramenta, ainda mais quando há deficiências na efetividade delas.
Abaixo colocamos alguns tradutores que você pode usar:
Palavras:
Blocos de texto:
Lembre-se de usar esses tradutores com cuidado, se necessário use mais de um deles para ter certeza. O uso ideal é para expressões ou palavras que você não conhece.
Dicionários com definições das palavras
Os dicionários de português usados na escola ajudavam e muita na hora de conhecer ainda mais o rico vocabulário do nosso país, ajudando a descobrir sinônimos e novos significados, e pasmem, em inglês não é diferente.
O uso do dicionário de definições é um dos meios mais práticos de aumentar seu vocabulário e descobrir novas expressões, assim como quando você era pequeno e aprendia a língua portuguesa.
Separamos alguns dicionários online, que você pode usar na sua caminhada de aprendizado dessa nova língua. Acredite que essa técnica pode ajudar você a evoluir muito, ainda mais de por ser barata com tantas opções online de dicionários de inglês, veja:
Macmillan Dictionary
A primeira indicação é o Macmilian DIctionary, que é simples de ser usado e será rapidamente amado pro você. Acesse o site e coloque a palavra que precisa saber o significado, então começará um show de opções. Ouça a pronúncia, vejas as formas da palavra e ótimas definições e a aplicação de cada definição em uma frase, que pode levar você a significados que você não conhece. O dicionário é um verdadeiro arsenal para quem quer aprender inglês sozinho.
Longman Dictionary of Contemporary English
O Longman é um dos dicionários mais famosos em todo mundo, e sua versão online, precede sua fama. Ao digitar uma palavra você um número incrível de variações da mesma, clicando em cada uma dessas variações você acessa mais e mais informações como suas definições, usos e exemplo de aplicação.
Cambridge Dictionaries Online
O Cambridge Dictionaries é outro derivado de um famoso dicionário, a está altura você deve estar pensando para que mais um dicionário? Para muito conhecimento que ainda está por vir. Ao acessar o site do dicionário você já se depara com 4 opções diferentes de dicionários.
Learner´s Dictionary – Dicionário focado nos estudos da língua sendo muito completo em cada pesquisa.
American English – Dicionário focado nas definições do inglês americano
British English – Dicionário focado nas definições do inglês britânico
Business English – Dicionário de inglês focado na área de negócios, no mínimo surpreendente.
Viram só, o Cambridge Dictionaries é a união de diversos dicionários em um só, apresentados de forma customizada para facilitar sua busca.
Esses três dicionários de definições serão seu arsenal a cada hora de estudo dedicado a língua inglesa, use o máximo possível e conseguirá resultados muito bons.
Sites e fóruns para aprender inglês
Existem muitos sites para aprender inglês, incluindo nessa conta blogs e fóruns, sendo essa prática uma das mais comuns e eficientes. Acompanhar sites e blogs de inglês com dicas diversas de inglês trazendo novidades ao seu plano de estudos.
Fóruns também são muito bons, afinal em alguns deles você posta sua dúvida e pouco tempo depois ela já respondida discutida e tudo mais, ótimo ser ajudado e tudo mais não é?
Não, o fórum tem muito mais potencial do que servir apenas para tirar suas dúvidas, fique atento às dúvidas dos outros de três formas:
Responda as dúvidas, essa é uma ótima forma de praticar seus conhecimentos, ajudando os que sabem menos, e como todos sabem, a prática leva a perfeição.
Pesquise sobre as dúvidas que não sabe responder, esse método pode ajudar você a encontrar temas novos para estudar e melhorar ainda mais suas habilidades de pesquisa.
Aprenda com as dúvidas dos outros, através de dúvidas respondidas você pode adquirir novos conhecimentos que vão agregar e muito a você.
Vamos então as dicas de sites para ajudar você a aprender inglês:
English Experts
O English Experts é um misto de site de dicas e fórum, talvez um dos melhores conteúdos brasileiros com uma ótima comunidade em torno do site. Acompanhe os artigos inteligentes e o fórum de dúvidas do site.
Você pode falar inglês
Um blog com dicas diárias e semanais de inglês, já tem uma quantidade considerável de conteúdo, por isso é hora de começar a ler. O blog é mantido pelo professor Eduardo Souto, acesse o mesmo aqui.
Tecla Sap
O Tecla SAP talvez seja um dos blogs mais antigos do Brasil, estando em atividade desde os anos 90. O blog tem mais de 3 mil posts com dicas de inglês, ou seja, conteúdo que não acaba mais, fique a vontade para acessar o blog por aqui.
Live Mocha
O Live Mocha é uma rede social internacional para aprendizado de línguas, onde os usuários podem aprender através de lições audiovisuais aliados a dicas e comentários de outros usuários. Muitos cursos são gratuitos, mas também existem opções pagas no Live Mocha. Acesse aqui.
Essas opções de sites vão ajudá-lo e muito com dicas, fatores sociais e tornar seu aprendizado de inglês mais rápido e melhor. Os sites têm opções que se complementam, e estar dentro de uma comunidade pode ajudá-lo e muito.
Áudio Books
Para finalizar nosso guia, chegou a hora de treinar o seu ouvido sem nenhum ajuda, em um nível totalmente avançado.
Ouvir e entender são os fatores definitivos, você pode tentar formular uma resposta com poucas palavras, com alguma dificuldade durante um diálogo, mas isso depende exclusivamente de entender o que foi falado.
Uma vez que você não entende o que foi falado, você falhou e a conversa foi quebrada.
Após tanto estudos, vídeos, leituras e tempo gasto, você não pode se perder, não agora, e o maior desafio possível é entender um áudio sem nenhuma ajuda, sem texto complementar, sem ver o interlocutor para ler lábios ou ver gestos, é a hora do áudio book.
O áudio book é um grande desafio, mas uma grande dificuldade que eleva seu nível de estudo a outro patamar, por isso separamos opções grátis de áudio books em inglês para você baixar, boa sorte nesse desafio de aprendizado.
- http://www.booksshouldbefree.com/
- http://www.openculture.com/freeaudiobooks
- http://www.learnoutloud.com/Content/Topic-Pages/1000-Free-Audio-Books-on-MP3/211
Esse foi nosso guia para aprender inglês sozinho pela internet, listamos aqui lugares que vão ser importantes em sua jornada de conhecimento.
- Canais do Youtube para iniciantes e usuários mais avançados
- Dicionário e tradutores online que são arrasadores na hora de aprender
- Sites de dicas de inglês para adquirir novos conhecimentos durante o dia-a-dia
- E onde baixar áudio books para treinar de forma extremamente avançada a audição
Agora é estudar inglês se preparando para o disputado mercado de trabalho. Veja como colocar conhecimentos em línguas no Currículo.
Gostou? Compartilhe em suas redes sociais.
Maravilhosas dicas! Divulguei tudo no meu blog . Meus seguidores estão amando e acessando seu link
Obrigado por citar meu projeto virtual!
Fico muito grato pela menção feita acima! 🙂
De nada Eduardo! Parabéns pelo projeto!
Acho fundamental ter disciplina porque acredito que a repetição é a alma do negócio, no que se refere ao aprendizado de línguas. Eu, por exemplo, escrevo uma redação por semana no site languagetools.io. Meus textos são corrigidos por nativos e os comentários me fazem avançar bastante. Também tiro muitas dúvidas no fórum de discussões do site, onde a possibilidade de interação com pessoas de várias partes do mundo é muito produtiva, acabo tendo aprendizado de outras línguas também!