Currículo passo a passo: Conhecimentos técnicos e de línguas

Na quinta parte da nossa série currículo passo a passo, vamos falar sobre conhecimentos técnicos e de línguas, uma área do currículo que contém informações preciosas para o recrutador e que podem fazer toda a diferença entre você ser chamado para entrevista ou ter seu currículo deletado dos arquivos.

Como colocar os conhecimentos no currículo.

Diversas profissões exigem conhecimento técnicos, o domínio de uma ferramenta, processo, software, língua ou funcionamento de algo. Por exemplo, uma comissária de bordo normalmente tem que ter certos conhecimentos em outras línguas dependendo dos voos que ela faz, ou um designer que tem que dominar inúmeros softwares. Nessas profissões colocar os conhecimentos é algo imprescindível.

A forma mais comum de colocar conhecimentos desse tipo no currículo é através de níveis, o mais comum para conhecimentos técnicos é diferenciá-los em três níveis, básico, intermediário e avançado. Já para línguas temos o nível fluente.

images (1)Dica: o nível básico de uma língua, não faz quase que diferença positiva no currículo, a partir do intermediário a coisa melhora de figura, mas não é o ideal. Quanto aos conhecimentos técnicos, há aqueles que podem ser complementares, ou seja, um conhecimento básico em algo pode complementar me relação algo que você tem conhecimento avançado.

 

Qual o seu nível?

Nada de mentir na hora do nível, se a vaga exigir realmente aquela língua ou conhecimento, você será testado, se ficar claro no teste que você não sabe o que colocou no currículo pode queimá-lo com a empresa ou consultoria de Rh, que vai colocar você na lista negra. Se você não sabe qual o seu nível, procure informações na internet, no caso de línguas existem diversos testes online para saber qual o nível do participante.

 

conhecimentosFoco em aprimorar seus conhecimentos

A maioria das vagas pede conhecimentos avançados? Você não passa em nenhum teste? Não, seus problemas não acabaram, mas podem acabar se você tiver foco em aprimorar seus conhecimentos, hoje temos a internet para nos auxiliar, você pode aprender softwares com tutoriais na web, existe muito material, com um pouco de disciplina e foco, você pode solucionar seus problemas, hoje existe até mesmo um grande material para estudar inglês na internet.

Se você é do tipo que tem dificuldade em aprender sozinho necessitando de um curso, existem diversos cursos complementares tanto presenciais quanto online, como já falado anteriormente aqui no blog diversas vezes, um investimento pequeno perto dos resultados que podem ser alcançados.

Esse foi mais um dos posts da nossa série currículo passo a passo, com dicas de como montar seu currículo, com um tema importante que são os conhecimentos e que pode separar você do emprego do seu sonho.

Veja os outros posts da série currículo passo a passo:

Objetivo

Dados pessoais no currículo 

Resumo do Currículo

Formação Acadêmica no currículo

Experiência Profissional no Currículo 

Conhecimentos técnicos e de línguas

Como colocar cursos no currículo

Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais. Dúvidas ou sugestões, use os comentários.

Leave a Reply