Uma das grandes dúvidas dos candidatos é saber o que o recrutador irá analisar em seu currículo. Esse mistério que ronda a cabeça de diversos candidatos se torna ainda pior quando eles enviam aquele currículo que julgam perfeito e nunca são chamados para entrevistas.
Por isso separamos 5 dicas de partes do seu currículo que todo recrutador presta atenção ou leva em conta na hora de selecionar o currículo certo, com essa dicas mais recrutadores vão ler o seu currículo e avaliá-lo da melhor forma possível.
No que os recrutadores prestam atenção
O tempo para ler o currículo
Nós costumamos gastar muito tempo fazendo nosso currículo e isso é normal, porém isso não se aplica aos recrutadores que tem que olhar centenas de currículos em pouquíssimo tempo.
Por isso faça com um currículo que possa ser lido rapidamente sendo objetivo, destacando onde está cada bloco de informação usando negrito nos títulos e não fazendo um currículo muito longo com várias páginas. O ideal é uma página, mas dependendo do nível da vaga ele pode passar para a segunda página, mais que isso pode ser exagerado.
O primeiro ponto a ser visto
Não há uma área uma específica no currículo onde eles prestam atenção de início, isso depende da vaga. Se a vaga requer fluência em inglês, esse será o primeiro ponto ser olhado, se a vaga pede conhecimentos técnicos esse será o foco. Depois os recrutadores olham esses ponto em experiências anteriores, por isso destaque as habilidades de acordo com a vaga o que foi pedido.
Elementos que prendem atenção
Seguindo o que foi dito no último item a personalização é a chave do sucesso quando o assunto é um currículo efetivo. Os recrutadore s vão procurar palavras chaves no currículo de acordo com cada vaga, por isso quando for escrever cada item use as palavras e adapte seu currículo base.
Tome cuidado para não fazer spam em seu currículo, use sinônimos ou atuações similares para deixar a leitura mais agradável. Outro detalhe é pesquisar a empresa, saber os valores e o que esperam dos funcionários e então escreva com esse espírito em mente, essa personalização será a chave para prender a atenção dos recrutadores.
A organização do currículo
Como falamos no item 1 não é bom fazer o recrutador perder tempo, a organização é um dos elementos que pode ajudar nesse quesito, assim como uma boa aparência. Tanto a aparência, quanto a organização são parecidas na maioria de modelos de currículo, deve-se destacar títulos, usar listas invés de texto corrido e também manter os padrões, nada de cores berrantes ou diversas fontes diferentes.
O que faz eles descartarem seu currículo
Existem vários motivos que fazem seu currículo ser descartado, desde uma má aparência como citado no último item, o erro número um são erros de linguagem e ortografia, erros de português pegam muito mal. Não use gírias e verifique os erros de digitação, se puder peça para um amigo ler seu currículo e achar qualquer tipo de erro que você pode deixar passar, o que é comum quando se revisa os próprios textos.
Outro motivo para seu currículo ser eliminado é deixar de anexar o que foi pedido na descrição da vaga , como foto, pretensão salarial, carta de apresentação ou disponibilidade para início.
Essas foram nossas dicas para que você prepare seu currículo da melhor forma possível, fazendo com que ele seja lido pelo recrutador, prendendo atenção dele e fazendo com que você seja chamado para uma entrevista de emprego. Gostou do artigo? Compartilhe em sua redes sociais.