Existem várias dúvidas na hora de fazer um currículo, separamos as 11 dúvidas mais comuns que vemos por aí sobre o currículo para tentar esclarecer ao máximo e mandá-los para o caminho correto. Separamos respostas que representam pelo menos em sua maioria do que é praticado já que não existem regras definidas de como cada recrutador avalia um currículo.
1-O que devo escrever no objetivo?
Muita gente se enrola escrevendo mais do que deve no objetivo, mas esse é o elemento do currículo em que você deve ser claro e direto. Coloque o cargo pretendido ou a área de atuação.
2-Devo usar o mesmo currículo em todas as vagas?
Não, o ideal é ter um currículo customizado feito de acordo com cada vaga, afinal todas as empresas são diferentes e se acham especiais por certos valores que devem guiá-lo no currículo. Faça seu currículo base e ideal para você e então a cada oportunidade o modifique de acordo com o que é pedido.
3-Quais são os resultados que devo colocar no currículo?
O ideal quando se fala em apresentar resultados no seu currículo é mostrar números alcançados e que realmente são importantes na área, afinal resultados que não significativos podem deixar a vaga mais longe de você. Resultados que geram aumento de receitas, vendas, ou redução de custos são um bom exemplo de resultados que devem estar no currículo.
4-Como colocar o conhecimento em idiomas?
Muitas cometem o principal erros em currículos que é mentir sobre o conhecimento de determinado idioma, ou seja, não minta. Coloque o idioma e o conhecimento que você tem de básico a fluente passando por intermediário e avançado. Dependendo da vaga você pode dividir por leitura, escrita e conversação. Com o mercado de trabalho de hoje em dia aprender inglês é fundamental.
5-Trabalho voluntário entra no currículo?
Sim pode entrar, mas depende do trabalho realizado. Doar dinheiro não é um trabalho voluntário, mas dar algum tipo de aula a crianças carentes, planejar arrecadação ou um evento é um tipo de trabalho que faz sim diferença no currículo.
6-Como não parecer arrogante ao listar minhas qualidades?
Listar as qualidade é um caso sério, o recrutador sempre vai desconfiar dos currículos, afinal é muito comum que os candidatos aumentem e inventem qualidades, logo algo muito arrogante e cheio de adjetivos poderá cair no pente fino do recrutador mesmo que seja verdade.
Por isso dê preferência a colocar suas qualidades dentro de experiências e atividades, assim seu currículo vai ficar mais verdadeiro e passará confiança ao recrutador que o ler. Invés de falar que é organizado, fale que você organiza as fichas de clientes, ou os dados mensais e produz os relatórios, vai passar a mesma qualidade sem demonstrar arrogância.
7-Cursos parados e não concluídos devem ser colocados no currículo?
Sim você pode colocá-los mas depende muito da situação. Um curso incompleto me que você fez 6 meses de 4 anos não é bem uma verdade, então coloque apenas cursos em que você tenha feito pelo menos a metade.
Já quanto aos cursos que você está fazendo no momento, esses devem ser colocados, sempre com o período que você está cursando e a previsão do término do curso.
8-Sou obrigado a colocar todas as experiências?
Não é preciso, coloque apenas as experiências relevantes para o seu trabalho, passagens curtas por empregos em que você se adaptou e não agregaram nada podem ser omitidas.
Assim como aquele emprego de juventude como empacotador que não vai ajudá-lo em nada para uma vaga de analista financeiro, apenas ocupar espaço no currículo.
9-Como colocar as palavras certas para ter um currículo eficiente?
Você deve usar em primeiro lugar as palavras importantes para sua área de atuação, depois as palavras importantes para a empresa que vai ler o seu currículo, usando o anúncio da vaga e olhando a postura da empresa no site. Dessa maneira você pode fazer um currículo eficiente e interessante tanto para o RH da empresa quanto para o coordenador da sua área de atuação.
10-Preciso colocar foto e pretensão salarial?
Essa dúvida é comum, a foto e a pretensão salarial só devem ser enviadas caso sejam pedidas no anúncio da vaga, caso o contrário nem pensar.
Essas foram as 10 dúvidas mais comuns que vemos sobre currículos e esperamos que ajudem vocês a conseguir um emprego melhor. Se tiverem mais dúvidas usem os comentários.
Tudo bom? Curso Engenharia de Produção e estou no 7º período, ja realizei varias atividades (pela Empresa Júnior) e cursos, porém vou mudar para a Engenharia Civil por não me identificar com a Produção. Gostaria de saber se posso colocar que cursei a produção no curriculo, se sim, a maneira que coloco. Obrigado