Currículo passo a passo: Experiência profissional

Vamos para a quarta parte da nossa série que destrincha cada área do currículo, nesse post vamos falar sobre experiência profissional.

Com certeza um dos principais itens de um currículo que pode fazer um grande diferencial frente ao recrutador, afinal hoje em dia cada vez mais vemos as empresas batendo na tecla da experiência.

Como inserir a experiência profissional

experiência profissionalAs experiências profissionais devem ser inseridas em ordem cronológica a partir da mais recente para mais antiga. Se você tiver muitas experiências e não houver espaço para todas elas, coloque as mais relevantes para vaga em questão, isso deixa o que realmente importa mais em evidência, sem que o selecionador tenha que ler coisas inúteis e deixe passar o que ele devia encontrar.

A primeira informação é o nome da empresa, em seguida o cargo, a data de início e fim do vínculo com a empresa, se for o emprego atual não precisa de data de saída. É importante destacar situações como efetivação e promoções, tais situações evidenciam que você realizou um bom trabalho na empresa.

Se a empresa que trabalhou não for conhecida, você pode indicar o ramo de atuação ou o trabalho realizado, mas isso de forma bastante concisa e objetiva, algo que se resolva em uma ou duas linhas.

 

Atividades e resultados para conquistar o entrevistador

resultadosAgora a parte mais importante que pode conquistar o entrevistador e um dos argumentos mais forte de um currículo, as tarefas realizadas na empresa, você pode escrevê-las em texto corrido ou listas, particularmente prefiro quando são feitas em listas, fica com uma aparência mais limpa e facilita a visualização.

Dica: nessa hora deve-se destacar as tarefas que você realizou e que são similares as descritas na vaga, isso potencializa o seu currículo.

Outro ponto para se destacar no currículo são os resultados alcançados em cada experiência profissional, tais resultados impressionam e demonstram a competência da pessoa para o recrutador, esses resultados são coisas como: quais metas foram alcançadas, algum case de sucesso ou algum projeto que fez muita diferença, não minta sobre esses fatos, isso pode estragar a oportunidade se descoberto, o que não é muito difícil.

Dica: se as atividades descritas baterem com os cursos de extensão que você realizou quem lê o currículo ficará com uma melhor impressão. Se você não tem esses cursos,uma boa oportunidade é fazer cursos online que são mais baratos e você ainda gasta menos tempo estudando.

Essa foi a 3º parte da nossa série currículo passo a passo, que destrincha cada parte do currículo separadamente.

Veja os outros posts da série currículo passo a passo:

Objetivo

Dados pessoais no currículo 

Resumo do Currículo

Formação Acadêmica no currículo

Experiência Profissional no Currículo

Conhecimentos técnicos e de línguas

Como colocar cursos no currículo
Dúvidas ou sugestões, use os comentários. Se gostou do nosso post, compartilhe em suas redes sociais.

Leave a Reply