10 dúvidas comuns sobre currículos

Existem várias dúvidas na hora de fazer um currículo, separamos as 11 dúvidas mais comuns que vemos por aí sobre o currículo para tentar esclarecer ao máximo e mandá-los para o caminho correto. Separamos respostas que representam pelo menos em sua maioria do que é praticado já que não existem regras definidas de como cada recrutador avalia um currículo.

 

 

 

Dúvidas sobre currículos1-O que devo escrever no objetivo?

Muita gente se enrola escrevendo mais do que deve no objetivo, mas esse é o elemento do currículo em que você deve ser claro e direto. Coloque o cargo pretendido ou a área de atuação.

2-Devo usar o mesmo currículo em todas as vagas?

Não, o ideal é ter um currículo customizado feito de acordo com cada vaga, afinal todas as empresas são diferentes e se acham especiais por certos valores que devem guiá-lo no currículo. Faça seu currículo base e ideal para você e então a cada oportunidade o modifique de acordo com o que é pedido.

3-Quais são os resultados que devo colocar no currículo?

O ideal quando se fala em apresentar resultados no seu currículo é mostrar números alcançados e que realmente são importantes na área, afinal resultados que não significativos podem deixar a vaga mais longe de você. Resultados que geram aumento de receitas, vendas, ou redução de custos são um bom exemplo de resultados que devem estar no currículo.

onde-enviar-seu-curriculo-na-internet4-Como colocar o conhecimento em idiomas?

Muitas cometem o principal erros em currículos que é mentir sobre o conhecimento de determinado idioma, ou seja, não minta. Coloque o idioma e o conhecimento que você tem de básico a fluente passando por intermediário e avançado. Dependendo da vaga você pode dividir por leitura, escrita e conversação. Com o mercado de trabalho de hoje em dia aprender inglês é fundamental.

5-Trabalho voluntário entra no currículo?

Sim pode entrar, mas depende do trabalho realizado. Doar dinheiro não é um trabalho voluntário, mas dar algum tipo de aula a crianças carentes, planejar arrecadação ou um evento é um tipo de trabalho que faz sim diferença no currículo.

exemplos que se destacam6-Como não parecer arrogante ao listar minhas qualidades?

Listar as qualidade é um caso sério, o recrutador sempre vai desconfiar dos currículos, afinal é muito comum que os candidatos aumentem e inventem qualidades, logo algo muito arrogante e cheio de adjetivos poderá cair no pente fino do recrutador mesmo que seja verdade.
Por isso dê preferência a colocar suas qualidades dentro de experiências e atividades, assim seu currículo vai ficar mais verdadeiro e passará confiança ao recrutador que o ler. Invés de falar que é organizado, fale que você organiza as fichas de clientes, ou os dados mensais e produz os relatórios, vai passar a mesma qualidade sem demonstrar arrogância.

7-Cursos parados e não concluídos devem ser colocados no currículo?

Sim você pode colocá-los mas depende muito da situação. Um curso incompleto me que você fez 6 meses de 4 anos não é bem uma verdade, então coloque apenas cursos em que você tenha feito pelo menos a metade.
Já quanto aos cursos que você está fazendo no momento, esses devem ser colocados, sempre com o período que você está cursando e a previsão do término do curso.

8-Sou obrigado a colocar todas as experiências?

Não é preciso, coloque apenas as experiências relevantes para o seu trabalho, passagens curtas por empregos em que você se adaptou e não agregaram nada podem ser omitidas.
Assim como aquele emprego de juventude como empacotador que não vai ajudá-lo em nada para uma vaga de analista financeiro, apenas ocupar espaço no currículo.

anunciar currículo grátis em sites de emprego9-Como colocar as palavras certas para ter um currículo eficiente?

Você deve usar em primeiro lugar as palavras importantes para sua área de atuação, depois as palavras importantes para a empresa que vai ler o seu currículo, usando o anúncio da vaga e olhando a postura da empresa no site. Dessa maneira você pode fazer um currículo eficiente e  interessante tanto para o RH da empresa quanto para o coordenador da sua área de atuação.


10-Preciso colocar foto e pretensão salarial?

Essa dúvida é comum, a foto e a pretensão salarial só devem ser enviadas caso sejam pedidas no anúncio da vaga, caso o contrário nem pensar.

Essas foram as 10 dúvidas mais comuns que vemos sobre currículos e esperamos que ajudem vocês a conseguir um emprego melhor. Se tiverem mais dúvidas usem os comentários.

 

 

Compartilhe!
Share On Twitter
Share On Linkdin

One Response to 10 dúvidas comuns sobre currículos

  1. Caio June 17, 2015 at 6:30 pm #

    Tudo bom? Curso Engenharia de Produção e estou no 7º período, ja realizei varias atividades (pela Empresa Júnior) e cursos, porém vou mudar para a Engenharia Civil por não me identificar com a Produção. Gostaria de saber se posso colocar que cursei a produção no curriculo, se sim, a maneira que coloco. Obrigado

Leave a Reply

Receba nossas dicas por e-mail:

* campo obrigatório

Coloque seu e-mail, clique em receber, confirme e vá até o seu e-mail para finalizar e passar receber as melhores dicas totalmente de graça

Compartilhar!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Share On Linkdin
Esconder!